quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Encontro de agentes pastorais na Casa das Mimosas

Decorreu no passado dia 4 de Outubro, na Casa das Mimosas, S. Romão, Seia, um encontro em que estiveram presentes 22 agentes pastorais da Comunidade Paroquial de S. Pedro, sob a orientação do seu pároco, Padre Francisco Rodrigues, S.J.

Subordinado ao tema "A comunidade que somos, sonhamos e queremos para o futuro", o encontro decorreu num ambiente propício ao recolhimento e reflexão. Pela manhã, o Padre Francisco proferiu uma conferência acerca do tema do encontro que nos pôs a pensar, a rezar, e a sonhar. O que somos enquanto comunidade e o que desejamos para ela, na certeza de que a comunidade começa em cada um de nós; não se encontra 'fora' se não se reconhece presente 'dentro' de cada um de nós. Por isso, a comunidade não existe sem o contributo pessoal, autêntico e fiel, de cada um. Só assim, podemos desejar mais e fazer melhor. Estas foram algumas das ideias chave que deram lugar a um momento rico de oração pessoal nas imediações da Casa.


Após o almoço, preparado por todos e onde reinou a boa disposição, passou-se ao trabalho de grupos, isto é, pôr em comum os frutos da oração pessoal de cada um. De imediato teve lugar o plenário em que foram tantos os pontos postos na mesa: planificar actividades a realizar até Julho de 2009, partilhar o sentir de cada um sobre o ritmo da nossa comunidade, encontrar formas de sensibilização e angariação de fundos para o pagamento das tão necessárias obras de beneficiação de espaços da comunidade, que, quando concluídas, a todos trarão mais conforto e funcionalidade.

Já em S. Tiago, terminámos o encontro com a celebração da Eucaristia. Terminamos como gostaríamos de começar em cada dia: com o desejo de que a nossa Comunidade cresça cada vez mais, se possa fortalecer com laços de fé, amizade e compromisso. Nada está garantido, tudo é graça; nada é de ninguém, nem mesmo "meu", porque em Igreja, tudo pertence a todos e a todos deve comprometer. Este ideal será possível tanto quanto cada um de nós se sentir membro deste corpo em Jesus Cristo.
Luís Miguel Dâmaso

Nenhum comentário: