domingo, 6 de dezembro de 2009

O Advento da Esperança


A palavra Advento significa vinda ou chegada. Quando esperamos alguém, habitualmente esperamo-lo com alegria! E a espera de Jesus deve ser motivo da maior e mais profunda alegria!

Para os cristãos, do Ocidente, são as 4 semanas que preparam o Natal e que constituem o início do Ano Litúrgico. Para um cristão, o Advento deve ter como pano de fundo a Esperança. Esperar com o coração purificado e aberto, a vinda do Salvador, o Emanuel - Deus connosco! A esperança é uma memória que se nutre com a oração, que nos faz aderir às promessas de fé e nos inspira, cada dia, à busca de seu rastro nos sinais dos tempos. A esperança cristã vive-se também na nossa entrega ao trabalho para que as promessas se verifiquem nas nossas vidas.

É Jesus que toma a iniciativa e se faz próximo, porque Ele é o “Emanuel - Deus connosco”, que vem ao nosso encontro e procura cada um de nós! Esperemo-lo com alegria e confiança! Porque, para um crente, viver sem esperar não é viver mas suportar a vida! E nós somos capazes e queremos mais do que suportar a vida! Queremos vivê-la com profundidade e sentido! Queremos vivê-la com e para Jesus!

Procuremos viver este Advento com mais seriedade, com mais determinação, para colhermos maior fruto. Só assim, é que Jesus encontrará um lugar para nascer e para ser acolhido na “gruta ou cabana do nosso coração, da nossa vida!”.

O Advento é também um apelo à caridade e ao amor
, nas nossas cidades e aldeias, nas nossas casas, por vezes de “portas fechadas”, porque diante da mais amarga pobreza material e espiritual, Jesus, os “Josés” e as “ Marias”, de hoje, permanecem ainda sem lugar na estalagem e sem estatuto social!

Este Advento é tempo para descobrirmos o nosso “presente a dar a Jesus”, o nosso “compromisso de Natal” e de pedirmos a alegria e a fidelidade para o concretizarmos. Vamos a isso!
Desejo a todos o Advento cheio de esperança!


P. Hermínio João Vitorino, sj

(II Vela de Advento da nossa Comunidade)

Nenhum comentário: