domingo, 14 de setembro de 2008

A Comunidade


Padre José Augusto Alves de Sousa, sj

Veio ter à Covilhã, depois de 44 anos de missão em Moçambique.

Nasceu na freguesia de Magueija, concelho de Lamego, em 8/12/1933. Ingressou na Companhia de Jesus em 7/09/1952. Fez os primeiros votos em 7/10/1954. Depois de cursar 3 anos de juniorado na casa de Soutelo, Vila Verde, frequentou a Faculdade de Filosofia de Braga de 1957 a 1960. A 3 de Setembro desse ano embarca no barco Pátria rumo a Moçambique para fazer a etapa do Magistério na Companhia.
Passou pela missão da Fonte Boa onde aprendeu a língua cinyanja, um língua falada no planalto da Angónia, junto do Malawi. Depois foi prefeito e professor da escola de Boroma, a missão mais antiga dos Jesuítas no 3.º período de missão de 1881 a 1910. Regressou de Moçambique e ingressou na Faculdade de Teologia de S. Cugat del Vallés em Barcelona.

Ordenou-se sacerdote na igreja do Colégio de S. João de Brito em Lisboa, juntamente com mais 8 Jesuítas, a 3 de Julho de 1966. Feito o 4.º ano de teologia, para obtenção de licenciatura, partiu para a Bélgica onde estudou ciências religiosas de 1967 a 1968.

Regressou a Moçambique a 20/08/1968 e foi de imediato nomeado vice-director do Centro Catequético de Nazaré destinado à formação de catequistas com duração de 2 anos. Foi nomeado Vigário Geral da diocese da Beira em 8/06/1971. Em 1975 é nomeado vice-provincial da Companhia de Jesus em Moçambique, cargo que exerceu até 1981. A seguir foi pároco da paróquia de Matacuane e Vigário Episcopal da pastoral da diocese da Beira.
Como testemunho pessoal pensa que o trabalho, que mais o comprometeu na sua vida, foi o dedicado à causa da paz quando exerceu o cargo de secretário nacional da comissão justiça e paz e conselheiro da Caritas moçambicana. Tanto o cargo de superior da Companhia, como estes dois últimos que referiu, deram-lhe um conhecimento de África que considera ser uma grande graça na sua vida.

Actualmente está em Portugal, por falta de saúde e não poder regressar a Moçambique, e exerce o cargo de capelão do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Covilhã.  



Padre Manuel Vaz Pato

O P. Manuel Vaz Pato nasceu em 1940, em Oliveira do Hospital, o quinto de seis irmãos. Fez os estudos secundários no Colégio das Caldinhas (Santo Tirso), da Companhia de Jesus. Frequentando o 2º ano de engenharia na Universidade de Coimbra, entrou no Noviciado da Companhia de Jesus em Soutelo, arredores de Braga, em Fevereiro de 1960. Depois de completados os primeiros anos de formação na Companhia, voltou a Coimbra, onde, em 1966, terminou o Curso de Matemática. Os estudos de Filosofia e Teologia fê-los na Universidade Católica (em Braga e em Lisboa) e no Teologado da Companhia de Jesus em Dublin.
Em 1972 foi ordenado Sacerdote na Igreja do Coração de Jesus, na Covilhã. Logo a seguir, frequentou o curso de Sociologia, no Boston College, a universidade da Companhia de Jesus em Boston. Voltou a Portugal em Janeiro de 1974 para ingressar no corpo docente do Instituto Superior de Economia e Sociologia, instituição fundada, anos antes, em Évora, pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus. No ano seguinte, regressou a Boston para completar o mestrado em Sociologia que terminou em 1976.
Foi professor de Sociologia na Universidade de Évora e, mais tarde, na Universidade do Minho. Na Companhia de Jesus exerceu o cargo de Provincial e o de Superior das Comunidades de Évora, de Braga e do Centro Inaciano do Lumiar, em Lisboa.
Foi também, por vários anos, responsável do Centro Académico de Braga (CAB), um centro universitário da Companhia de Jesus. A 4 de Setembro de 2011, foi nomeado Pároco na Paróquia de S. Pedro da Covilhã pelo Senhor D. Manuel Felício, Bispo da Guarda.



Padre Rafael Forjaz Morão

Covilhanense, filho de uma conhecida família da Covilhã, o Padre Rafael Morão, jesuíta há 26 anos, chegou recentemente à nossa paróquia, assumiu o cargo de pároco juntamente com o Padre Manuel Vaz Pato sendo também superior da Comunidade Jesuíta.. Ainda estudante liceal, pertenceu ao grupo coral e à Legião de Maria de Jovens, nesta mesma paróquia.

Depois de terminar o curso de Direito em Lisboa entrou na Companhia de Jesus em Coimbra, passou por Braga, Cernache, Roma, Póvoa de Varzim, Lisboa... Nesta última exerceu o cargo de Reitor na Igreja de S. Roque (Santa Casa da Misericórdia).
Agora, de volta à Covilhã, trouxe-nos a sua experiência, a sua inteligência, a sua alegria, a sua afabilidade...

Os numerosos novos amigos que entretanto criou pedem-lhe: permaneça connosco, Padre Rafael.



Padre Henrique Rios dos Santos

Segundo filho de uma família de nove, nasceu em 1946-03-20 na Vila de Mozelos, Santa Maria da Feira, Diocese do Porto.
Estudou no Colégio da Imaculada Conceição – Cernache – Coimbra (CAIC) e no Instituto Nun’Alvres – Santo Tirso (INA).
Entrou na Companhia de Jesus em 1961-09-07 em Soutelo -Vila Verde.
Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia de Braga;
Fez dois anos de Estágio na Diocese de Tete, - Moçambique.

Regressou à Europa onde se licenciou em Teologia e Espiritualidade em Roma – Itália.
Regressou ao ensino no Instituto Nun´Alvres, fazendo depois 3 anos de pastoral em Lisboa, - Paróquia de S. Francisco de Paula
Chamado para Macau em 1981, dedicou-se à pastoral e ao ensino.
Em 1992 regressou ao Instituto Nun´Alvres até 1999.

Depois de 2 anos em Lisboa veio para a Covilhã em 2001 - onde se dedica ao apoio à paróquia e apostolado universitário.

Em setembro de 2009 parte para uma nova missão ao serviço da Igreja Local de Évora à qual é enviado continuando no entanto a dedicar-se aí ao apostolado universitário. 
Regressa à nossa comunidade como colaborador nos ministérios da Paróquia, fazendo actualmente parte da Capelania da Universidade da Beira Interior.


Nenhum comentário: