domingo, 24 de maio de 2009

VII Domingo da Páscoa - Ascensão do Senhor

EVANGELHO – S. Marcos 16,15-20


Naquele tempo, Jesus apareceu aos Doze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado.
Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno,não sofrerão nenhum mal;e quando impuserem as mãos sobre os doentes,eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles,foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavracom os milagres que a acompanhavam.

A Ascensão não é uma despedida, Jesus tinha prometido: “Eu estarei sempre convosco”. E esta promessa feita de amor e de paz, concretiza-se agora! Jesus Ressuscitado aparece aos discípulos, ajuda-os a vencer a desilusão e enche-os de verdadeira esperança… Olhai em frente! Olhai a Vida e o futuro, com olhar novo e cheio de Esperança...
Esta missão que Jesus confiou aos seus discípulos é uma missão para cada pessoa, para cada um de nós no mundo actual.
Junto do Pai, Jesus continuará a acompanhar os discípulos e, através deles, a oferecer aos homens a felicidade. Ele continua presente nas nossas vidas... É necessário pois, vivermos voltados para o céu, mas com os pés bem assentes na terra, isto é, viver como seguidores de Cristo, perante os desafios que a solidão, a falta de solidariedade, de partilha, de valores na família... que se colocam ao mundo de hoje.
A.M.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

DEUS AUDIOVISUAL

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo Irmão SOM, eco da tua voz,
pois do teu Coração nos diz o ritmo.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela MÚSICA, nossa Irmã,
pois da tua Festa nos traz a mensagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela IMAGEM, nossa Irmã gémea,
pois da tua Beleza nos reflecte o rosto.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo SILÊNCIO, berço do teu Verbo,
pois da tua Presença tem o enlevo.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela PALAVRA, nossa Mãe,Irmã e Filha,
pois do teu Mistério nos dá notícia.

Louvai e bendizei o meu Senhor,
inaudível, invisível, inefável,
pois em JESUS se fez Deus Audiovisual.

(Lopes Morgado, in Ao Encontro do Sol)

Nenhum comentário: