domingo, 14 de setembro de 2008

Conferência de S.Vicente de Paulo


«O reino de Deus já chegou, estão nele os pobres e os pequeninos, que a ele foram chamados em primeiro lugar.» (Lc. 6, 20)

Animados por esta espera/descoberta do Reino de Deus, os membros das Conferências de S. Vicente de Paulo reúnem-se semanalmente para aprofundar e fortalecer o sentido da fé, na oração, no estudo da Palavra de Deus e também avaliar o trabalho feito assim como renovar sempre as razões e as energias que presidem ao mesmo trabalho.
Todos nós sentimos e procuramos responder ao apelo lançado em 1833 por Frederico Ozanam, estudante universitário de apenas 20 anos e fundador das Conferências de São Vicente de Paulo. “Querendo ele amar a Deus e não sabendo fazê-lo de outro modo, amava-O nos pobres, a quem considerava como senhores, usando a expressão: «tu és o meu senhor»”.
Ozanam deixou-nos um testemunho de vida muito válido para os nossos dias. De facto ainda hoje a pobreza continua a ser um grave problema social, quer de natureza material, quer espiritual. Assim, urge entender e conhecer cada vez melhor o fenómeno da pobreza para poder combater as suas causas. Estamos cada vez mais atentos às novas formas de pobreza que vão surgindo no mundo, em grande medida causadas pelo desigual desenvolvimento económico.
Sabemos que sempre seremos poucos mas estamos ligados a uma Comunidade Paroquial que muito nos tem ajudado na nossa missão.
Se ao ler estas linhas se sentir tocado no seu íntimo, quiser conhecer melhor este movimento e experimentar a riqueza que vem do “servir os outros”, venha até junto de nós, porque nas Conferências de S. Vicente de Paulo, o trabalho não está em crise…
Saudações Vicentinas
(Celeste Matos Saraiva)

Nenhum comentário: