domingo, 14 de setembro de 2008

Grupos Bíblicos



A Bíblia é um conjunto de livros sagrados compostos pelo Antigo Testamento, história do povo hebraico até Jesus Cristo, e pelo Novo Testamento, história de Jesus Cristo.

A palavra “Bíblia” vem do grego e significa etimologicamente “os livros”. A Bíblia é, para cristãos e judeus, “o livro dos livros” ou o LIVRO por excelência. Dela constam 76 livros que foram compostos ao longo de mais de 1000 anos, desde o tempo do Rei David, até ao ano 100 depois de Jesus Cristo por autores, de diferentes inspirações. Além de uma história sagrada, poética e alegórica, esses escritos dão-nos a conhecer uma geografia e uma história de movimentos sócio-políticos que frequentemente ajudam a “ler” a nossa história presente.

Os grupos bíblicos – grupos de estudo da Bíblia – têm-se multiplicado entre os católicos que parecem compreender, agora de forma mais urgente, a importância do conhecimento do LIVRO e do sabor da Palavra de Deus. Na nossa paróquia de S. Pedro existem dois desses grupos que se reúnem quinzenalmente em quartas-feiras alternadas, sob a orientação do padre Henrique Rios SJ.

Um, às 17 h., vai aprofundando o conhecimento da Bíblia através da leitura e do comentário dos textos da liturgia da Palavra, que fazem parte da Eucaristia do domingo seguinte. Outro, às 21 h., tem empreendido um estudo mais sistemático e independente do calendário litúrgico : antes do Natal, iniciou o estudo da Bíblia pelos Actos dos Apóstolos; em Janeiro seguinte, retomou o estudo da Bíblia pela análise do Génesis. Contamos também neste novo ano estudar o Livro do Êxodo.

Um Cristão tem o dever de conhecer o seu LIVRO, e este conhecimento será também um prazer e um caminho que o aproximará do seu Criador.


(Sílvia Antunes Ferreira)


Nenhum comentário: