sábado, 13 de setembro de 2008

A Paróquia

Depois de, em 1863, os Padres da Companhia de Jesus terem tomado conta do Colégio dos Órfãos de S. Fiel, foi fundada, em 1871, na Covilhã, uma Residência para ministérios apostólicos, tendo sido construídas, em 1875 e 1876, uma igreja e o edifício da residência. Em 1910, os Jesuítas foram forçados a sair, tendo regressado em 1929. A igreja, que já tinha sido utilizada como armazém, era, nessa altura, utilizada como tribunal, e a residência como dependência desse tribunal.

Em finais da década de 1940, a igreja ardeu e a Companhia adquiriu as ruínas, que restaurou, tendo sido reaberta ao culto a 10 de Fevereiro de 1952. Em 1965, a Comunidade voltou a viver no actual edifício, que foi minimamente restaurado com o auxílio de amigos e benfeitores.

Em 1969, a Companhia de Jesus encarregou-se da Paróquia de S. Pedro. Esta, com cerca de 2600 habitantes, teve até ao final do século XIX, a igreja de S. Pedro como Igreja paroquial, a qual se situava junto à Misericórdia e Judiaria. Era de lá que partia a antiga procissão do Senhor dos Enfermos. Demolida esta igreja pelas entidades públicas, o culto passou a efectuar-se, primeiro na Igreja da Misericórdia, até que esta entrou em obras, e depois utilizou-se a capela de S. João de Malta, pequeno templo de raízes românicas, remodelado no século XVIII, até passar a ser utilizada a igreja dos Jesuítas, quando estes assumiram a paroquialidade, continuando contudo a referida capela a manter conjuntamente a categoria de Igreja Paroquial.

A actividade paroquial passou a ser uma das responsabilidades principais da comunidade dos Jesuítas. Actualmente os Padres Jesuítas têm as seguintes actividades:


- Animação da vida paroquial, sendo o Pároco coadjuvado pela comunidade;

- Atendimento pessoal (diálogo e direcção espiritual) e Confissões;

- “Génesis” - Espaço de Espiritualidade e Cultura, dirigido à comunidade universitária;

- CVX, acompanhamento e promoção;

- Capelanias de Religiosas e Capelania do Hospital Distrital da Covilhã;

- Assistência a vários movimentos supra-paroquiais.

- A comunidade jesuíta dá ainda apoio e assistência espiritual à Casa do Menino Jesus, um internato de meninas vindas de famílias de risco, que está sedeado na área da Paróquia.



Nenhum comentário: