Em finais da década de
Em 1969, a Companhia de Jesus encarregou-se da Paróquia de S. Pedro. Esta, com cerca de 2600 habitantes, teve até ao final do século XIX, a igreja de S. Pedro como Igreja paroquial, a qual se situava junto à Misericórdia e Judiaria. Era de lá que partia a antiga procissão do Senhor dos Enfermos. Demolida esta igreja pelas entidades públicas, o culto passou a efectuar-se, primeiro na Igreja da Misericórdia, até que esta entrou em obras, e depois utilizou-se a capela de S. João de Malta, pequeno templo de raízes românicas, remodelado no século XVIII, até passar a ser utilizada a igreja dos Jesuítas, quando estes assumiram a paroquialidade, continuando contudo a referida capela a manter conjuntamente a categoria de Igreja Paroquial.
A actividade paroquial passou a ser uma das responsabilidades principais da comunidade dos Jesuítas. Actualmente os Padres Jesuítas têm as seguintes actividades:
- Animação da vida paroquial, sendo o Pároco coadjuvado pela comunidade;
- Atendimento pessoal (diálogo e direcção espiritual) e Confissões;
- “Génesis” - Espaço de Espiritualidade e Cultura, dirigido à comunidade universitária;
- CVX, acompanhamento e promoção;
- Capelanias de Religiosas e Capelania do Hospital Distrital da Covilhã;
- Assistência a vários movimentos supra-paroquiais.
- A comunidade jesuíta dá ainda apoio e assistência espiritual à Casa do Menino Jesus, um internato de meninas vindas de famílias de risco, que está sedeado na área da Paróquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário