quinta-feira, 1 de março de 2012

CVX



Equipa Regional da CVX
Rua de São Tiago, 26, 6200-214 Covilhã



Susel Fonseca: 963117572 suselfonseca@net.sapo.pt
Carla Figueiredo: 919825814 carla.d.figueiredo@gmail.com
Silvia Almeida967067643silvi_almeida@hotmail.com
Paulo Fael 96332677 paulofael@gmail.com
Pe. Herminio vitorino,sj.: 964971410 vitorino66@gmail.com
 
Grupos da CVX na Beira Interior
“Os Profissionais” – Covilhã
“5ª Semana” – Covilhã
“Maranathá” – Covilhã
“Grão de Mostarda” – Castelo Branco
Organização da CVX
A Comunidade Mundial CVX está presente nos 5 Continentes em cerca 60 países.
A CVX conta com os seus Princípios Gerais, asAssembleias Mundiais, o Conselho Executivo Mundial (ExCo), o Secretariado Mundial, e as Equipas Nacionais e regionais.
Em Portugal. a CVX está organizada em 5 regiões (Braga, Porto, Beira Litoral, Beira Interior e Sul) onde se inserem cerca 100 grupos locais.
Para fazer parte da CVX ?
Os interessados devem contactar os responsáveis regionais que procurarão integrá-los num grupo já existente ou formar um novo.
A CVX-P tem ainda um sítio na Internet. www.cvxp.org, onde pode encontrar mais informações.
O que é a CVX?
A CVX é uma comunidade mundial de leigos, com Estatutos aprovados pela Igreja, assente na Espiritualidade Inaciana. A sua fonte de inspiração característica, para além das Sagradas Escrituras e do Sentido de Igreja, são os Exercícios Espirituais de S. Inácio de Loyola. As linhas orientadoras da CVX estão consignadas nos Princípios Gerais.
Como se constitui uma CVX…
Um grupo CVX é uma comunidade de partilha de vida, aprofundamento da fé e dinamização apostólica, procurando, como diz S. Inácio, “conhecer internamente
Jesus Cristo, para em tudo amar e servir “.
Cada grupo é formado por 8 a 12 pessoas, um Animador e um Guia que garantam e promovam o desenvolvimento do processo CVX, seguindo as etapas do Plano de Formação e dos Exercícios Espirituais.
Metodologia das reuniões
Uma reunião-tipo exige, antes de mais, uma atitude de escuta e de partilha. Trata-se, então, de comunicar e avaliar a vida cristã que cada um tentou pôr em prática. Depois, são lançadas propostas, uma orientação de vida com textos e pistas, conforme a etapa do grupo, a fim de dinamizar aoração e a vida até à reunião seguinte.
O que é pedido a um membro CVX ?
Vontade séria e livre de progredir espiritualmente;
Presença assídua e pontual nas reuniões (quinzenais);
Dedicar um tempo diário à oração pessoal e à avaliação de vida;
Fazer os Exercícios Espirituais de S. Inácio, com regularidade;
Em solidariedade com a vida do grupo e domovimento, participar em encontros e celebrações dacomunidade alargada (CVX regional, nacional e mundial);
Em sentido de pobreza e de partilha com os pobres,contribuir com o pagamento das quotas para a ajuda aos mais necessitados e financiamento da instituição;
Empenho apostólico com sentido de Igreja, segundo a urgência ou necessidades do reino de Deus, em organismos eclesiais já existentes ou outros.



Nenhum comentário: