segunda-feira, 19 de outubro de 2009

XIX Domingo do Tempo Comum - Dia Mundial das Missões



Do Evangelho de S. Marcos
«Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir».Jesus respondeu-lhes: «Que quereis que vos faça?» Eles responderam: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda».
«Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado.

«O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».

Rezar a Palavra
Jesus, mais uma vez, vem ensinar-nos com a Sua Palavra, qual é verdadeiro sentido de ser poderoso. Para Ele mandar é servir. “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos”
Jesus recusa sempre as tentações da ambição, do poder, da grandeza e dos aplausos das multidões; faz da sua vida um serviço aos pobres, aos desclassificados, aos pecadores, aos marginalizados…
Com isso, quer ajudar-nos a perceber com o coração, que aquilo nos deve mover é a vontade de servir e partilhar com os irmãos os dons que Deus nos concedeu
A reacção dos discípulos à pretensão dos dois irmãos está fora, não está de acordo, com o convite ao serviço que Jesus transmite.
O que pediam ou queriam de Jesus, Tiago e João? E porque o pediam afinal? Porque o queriam?...
Todos nós gostamos de ser servidos, isto é de que trabalhem para nós, nos façam coisas e muitas vezes não pensamos nos que estão à nossa volta.
"Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João..."
Temos ainda os outros amigos de Jesus e de Tiago e João, que reagem com indignação a este pedido... Será que por detrás desta atitude, não está o desejo que eles tinham de poder?
Tenhamos muito presente na nossa reflexão e oração:
Os Métodos do mundo: escravizar, explorar, tratar mal, oprimir, dominar – mandar em tudo e em todos sem respeitar os outros…
O Método de Jesus: servir e dar a Vida por nós, acolher, perdoar, amar a todos nós / mundo...
“Quem quiser ser grande, que seja o servidor” , dedique-se aos outros, ajude-os com alegria e sem esperar nada em troca, como recompensa.

Ler um Poema
"É urgente o amor"
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras, ódio, solidão,
crueldade, alguns lamentos, muitas espadas.
É urgente inventar alegria, multiplicar os beijos, as searas.
É urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras. Cai o silêncio
nos ombros e a luz impura, até doer. É urgente o amor”.
Eugénio de Andrade

Informações úteis
  • Curso Bíblico
    No próximo dia 21 de Outubro, quarta-feira, pelas 21:00 terá início um curso bíblico dirigido a todas as pessoas que nele quiserem participar. As reuniões serão de 15 em 15 dias, às quartas-feiras. O curso será dado em três fases, primeiro segundo e terceiro trimestres; versarão sobre a introdução à Bíblia; algum livro ou parte do Antigo e do Novo Testamento, e será dado pelos Padres Sousa, Hermínio e Francisco em cada uma das respectivas fases.
    Todos são convidados a participarem neste curso de formação bíblica.
    Todas as pessoas interessadas são encorajadas a participarem no curso completo, mas se por qualquer impossibilidade só puderem participaram parcialmente (1 ou 2 trimestres) poderão fazê-lo.
  • Reunião de Acólitos, Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão
    Na próxima quinta-feira, dia 22, pelas 21:15, teremos uma reunião dirigida a todos os Acólitos, Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão da nossa Paróquia. Esta reunião tem dois objectivos: formação e reorganização de todo este sector da comunidade. Quem tenha gosto em colaborar ou participar mais activamente nas nossas Eucaristias, como leitor ou acólito, poderá aparecer nessa reunião, para conversarmos melhor e ver o que é possível fazer.

    A todos desejamos uma boa semana

Nenhum comentário: