quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma - quarta feira de cinzas


«Prestemos atenção uns aos outros,
para nos estimularmos ao amor e às boas obras»

Eis o tempo favorável que Deus coloca à nossa frente, para nos prepararmos para a mais importante festa do calendário cristão, a Páscoa.
O Papa Bento XVI, na sua mensagem Quaresmal, diz: “A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir sobre o cerne da vida cristã: o amor. Este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.” […] “Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24) […]. Trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da fé» […], numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras».
O Papa detêm-se, principalmente, no versículo 24, e diz que: “em poucas palavras, (o versículo) oferece um ensinamento precioso e sempre actual sobre três aspectos da vida cristã”: 1. prestar atenção ao outro (responsabilidade pelo irmão), onde inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual.
2. O dom da reciprocidade: «Uns aos outros».
3. A santidade pessoal: «Para nos estimularmos ao amor e às boas obras» temos de caminhar juntos na santidade”.
Bento XVI, lança-nos, também, o seguinte desafio: “Que todos, à vista de um mundo que exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor, sintam a urgência de esforçar-se por se adiantar no amor, no serviço e nas obras boas (Heb 6, 10)”.
As leituras de hoje também nos dizem algo parecido: “Voltai para Mim o vosso coração” (Joel 2,12); “no dia da salvação socorri-te”; “Nós somos embaixadores ao serviço de Cristo” (cf. 2 Cor 5, 20-6,2).

P. Hermínio Vitorino, sj

Nenhum comentário: