domingo, 3 de junho de 2012

Santíssima Trindade


Deus foi-se revelando ao longo da história, acompanhando a própria evolução da humanidade. Revela-se, ao Povo de Israel, em primeiro lugar como Deus Único. No A.T. o Povo Escolhido experimenta, ao longo dos séculos, a presença amorosa do “seu” Deus: do Deus Todo-Poderoso, na criação do universo; do Deus de amor que faz aliança com o “seu” povo e o conduz para a terra prometida; do Deus misericordioso que perdoa o pecado e renova o seu compromisso com o povo apesar das infidelidades.

Enfim, este Deus Único foi-se revelando como um Deus que é Pai: infinitamente sábio e transcendente, mas ao mesmo tempo misericordioso e próximo. A primeira leitura fala-nos dessa experiência de Deus: “ Interroga os tempos antigos … Considera hoje e medita em teu coração que o Senhor é o único Deus”
Jesus Cristo veio dar-nos a conhecer uma imagem mais completa de Deus. Chamando-se a Si próprio “Filho do Homem”, revelou-se como Filho de Deus pela sua doutrina, pelas suas obras, pela sua ressurreição e pela missão que deixou aos seus discípulos, como lemos no evangelho de hoje: “Todo o poder me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. São palavras de despedida, mas não deixa de renovar a promessa da presença próxima de Deus: “Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”.

Foi Jesus também que prometeu e enviou o Esp. Santo sobre os Apóstolos e sobre todos os crentes de todos os povos. Na 2ª leit., S. Paulo fala-nos no Espírito Santo que nos conduz como “Filhos de Deus”, que nos ensina a familiaridade com o Pai, a ponto de O podermos tratar carinhosamente por Papá (Abba). Com o Esp. Santo recebemos a liberdade interior do amor e não do temor, tornamo-nos herdeiros da Promessa, herdeiros com Cristo: “Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no pecado, mas o Espírito de adoção filial pelo qual exclamamos: “Abá, Pai”.

- Pretender compreender inteiramente o Mistério de Deus seria pretende pôr Deus ao nosso nível, à nossa dimensão. S. João diz-nos que “Deus é Amor” – e é pela experiência do amor, do amor de Deus, que mais nos podemos aproximar da compreensão deste mistério. Diz-nos ainda S. Paulo que “todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são Filhos de Deus”. Deixemo-nos, então, conduzir pelo Esp. Santo, porque será Ele que nos ensinará todas as coisas, segundo a promessa de Jesus, na Última Ceia. Assim seja.

P. Manuel Vaz Pato, sj
Homilia

Nenhum comentário: