domingo, 27 de janeiro de 2013

III DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C



Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:
«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»
Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»
Lc. 4, 16-21

Hoje podemos fixar o olhar e o coração em Jesus, que percorre  a Galileia a anunciar uma Boa Nova oferecendo-nos, novas oportunidades de vida, uma VIDA NOVA! 
E esta Vida, fortalecida pelo Espírito, cresce e actualiza-se pela Palavra que é proclamada pelo próprio Jesus Cristo, mas que se destina a cada um de nós: "O espírito do Senhor Me ungiu e Me enviou..."


  • Assim, somos interpelados e repensar, à luz do Espírito Santo, sobre a importância que a Palavra de Deus tem hoje em nós e até a perguntarmo-nos:
  • O Senhor também me escolheu… A minha atitude é de desejo de anunciar que Jesus vem libertar-nos de tudo o que impede a  salvação?
  •  Que lugar dou na minha vida ao Espírito do Senhor?
  • Tenho consciência que Ele me habita, me acompanha e me inspira?
  • Procuro no meu dia-a-dia, cumprir missão de que Isaías fala: cuidar dos pobres, prisioneiros e oprimidos?

D. António Couto, diz-nos hoje:
«A propósito, um antigo conto judaico: "Vira e revira a Palavra de Deus, porque nela está tudo. Contempla-a, envelhece e consome-te nela. Não te afastes dela, porque não há coisa melhor do que ela".»




Nenhum comentário: