segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jornada Arciprestal da Fé – Sacramento do Crisma




Nesta Celebração receberam o sacramento do Crisma,120 os jovens do Arciprestado da Covilhã, provenientes das paróquias de Santa Maria, S. Martinho, Nossa Senhora da Conceição, S. Pedro, S. José (Penedos Altos), Imaculada Conceição - Vila de Carvalho, Santo André - Boidobra, S. Sebastião – Ferro e Capelania da Universidade da Beira Interior.
A Celebração foi presidida por D. Manuel Felício, Bispo da Diocese e concelebrada pelo Arcipreste P. Fernando Brito e os vários sacerdotes do Arciprestado.





Foram vinte e dois adolescentes da nossa Paróquia, que receberam o Crisma através da descida do Espírito Santo tal como no dia de Pentecostes,  a eles foi pedido que continuem a ser testemunhas do amor e da presença de Jesus Ressuscitado no mundo.


      

terça-feira, 21 de maio de 2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Informações úteis


No dia 2 de Junho (dia de Corpo de Deus), teremos a 1ª Comunhão, na Missa das 11:30. Os Pais dos Meninos e Meninas que fazem a 1ª Comunhão terão uma reunião no próximo sábado, dia 25 de Maio, às 16:00 horas.

Ainda a 2 de Junho, haverá a Procissão do Corpo de Deus, que, este ano, terminará em São Tiago. Na véspera, vamos precisar de flores e verduras para os tapetes em frente da Igreja – e, também, de voluntários para os decorar!... Solicita-se ajuda.

Como já toda a gente saberá, o Sr. Bispo, neste Ano da Fé, tem vindo a organizar Celebrações da Fé nos Arciprestados da Diocese. O objectivo é juntar todos os católicos (os que possam participar) numa numa grande e festiva manifestação conjunta de Fé cristã. No nosso caso, essa celebração vai ter lugar a 26 de Maio, e vai incluir a cerimónia do Crisma para as paróquias da cidade e arredores. Em vista desta participação conjunta de Padres e Leigos, nesse fim-de-semana, não haverá qualquer outra Missa dominical no Arciprestado. Quem não puder participar na celebração solene, fica dispensado do cumprimento do preceito dominical.

Como propostas de preparação espiritual para esta celebração, teremos: - na 6ª feira (24), haverá, em cada Paróquia, uma hora de adoração ao Santíssimo, a começar às 21horas; o Sábado (25), das 10 às 16, terá lugar, no Paul, um retiro aberto a toda a gente. [Quem quiser almoçar, deve inscrever-se]. À noite, às 21 h., na Igreja da SS. Trindade, realizar-se-á um concerto/oração. Ver programas à entrada da Igreja.

Especialmente para os Crismandos: no Sábado (25), a partir das 15 horas, terão possibilidade de se confessarem em S. Tiago; e às 17 horas, haverá ensaio geral da cerimónia do crisma, na ANIL. Para os outros, segue a catequese normal, mas não haverá a “Missa da catequese”.

Quanto ao Domingo, dia 26: às 14:30, será a concentração na Escola Pêro da Covilhã, para, às 15 horas, começar o cortejo em direcção à ANIL, onde terá lugar a Cerimónia que inclui Missa e Crisma.

 Na carta que pode ser lida à entrada da Igreja, diz o Sr. Bispo: “É concedida indulgência jubilar (plenária) a todos os que participarem nas acções desta jornada, se confessarem e tomarem parte na Eucaristia da concentração arciprestal, no dia 26, recebendo nela a Sagrada Comunhão”. 



domingo, 19 de maio de 2013

Solenidade de Pentecostes


O medo não habita a nossa casa
O medo transforma a nossa casa em fortaleza
Tranca portas e janelas
Esconde-se debaixo da mesa.

Mas vem Jesus e senta-nos à mesa
Começa a contar histórias e estrelas
Leva-nos até ao colo de Abraão, até à Criação,
Sopra sobre nós um vento novo,
Rasga uma estrada direitinha ao coração:
Chama-se Perdão, Espírito, Amor, Nova Criação.

Varrido para o canto da casa pelo vento,
Rapidamente todo o medo arde.
Ardem também bolsas, portas e paredes,
E surge um lume novo a arder dentro de nós
Mas esse não nos queima nem o podemos apagar.

Estamos lá tantos à roda desse vento, desse fogo,
Com esse vento, com esse fogo dentro,
Portugueses, russos, gregos e chineses,
Começamos a falar e tão bem nos entendemos,
Que custa a crer que tenhamos passaportes diferentes.

E afinal não temos.
Vendo melhor, maternais mãos invisíveis nos embalam,
Nos sustentam.
Sentimos que estamos a nascer de novo,
Percebemos que somos irmãos,
Filhos renascidos deste vento, deste lume.
E não é verdade que falamos,
Mas que alguém dentro de nós fala por nós,
Chama por Deus,
Como um menino pelo Pai.

D. António Couto

terça-feira, 14 de maio de 2013

Peregrinando com Maria


Saindo da capela de S. João de Malta, pelas 21 horas, seguia cheia de beleza imagem de Nossa Senhora,  enfeitada de cravos brancos. Centenas de pessoas estavam reunidas para esta procissão e todos pudemos rezar e contemplar Maria nos mistérios da sua vida.
Unidos na fé que se fortalece na alegria da celebração e iluminados por dezenas de velas, unimo-nos à Virgem Maria percorrendo com Ela as ruas da nossa cidade.
Como Igreja que deseja ser missionária e se sente chamada a anunciar o Evangelho em toda a parte e a transmitir a fé a todos os homens e mulheres, também em cada ano a nossa Comunidade, procura renovar este apelo de Maria mãe de Jesus: Levar Jesus aos outros e também levar os outros a Jesus!  
A.M.

 




segunda-feira, 6 de maio de 2013

VI Domingo da Páscoa - Todo AMOR vem do Pai

O Pai amou tanto o mundo, que lhe deu o Seu Filho Jesus



Jesus respondeu-lhe: «Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra e Meu Pai o amará, e Nós viremos a ele, e faremos nele a Nossa morada. Quem não Me ama não observa as Minhas palavras. E a palavra que ouvistes não é Minha, mas do Pai que Me enviou. «Disse-vos estas coisas, estando convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos disse. «Deixo-vos a paz, dou-vos a Minha paz; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe o vosso coração, nem se assuste. Ouvistes que Eu vos disse: Vou e voltarei a vós. Se vós Me amásseis, certamente vos alegraríeis de Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis.
Jo 14, 23-29