domingo, 21 de setembro de 2014

XXV Domingo do Tempo Comum


O CUIDADO DA VINHA
Um senhor que sai durante todo o dia enfrentando o calor do sol, somente pelo grande cuidada que tem da sua vinha.
Sai pelas 9 horas, pelo meio-dia, pelo fim do dia. O Povo da Israel é a vinha do Senhor. O novo povo de Deus, a Igreja, é a vinha do Senhor. Eu sou a vinha do senhor. E que cuidado tem o Senhor por mim!..
No momento em que o Evangelho vai irradiando e lançando raízes no mundo não judaico, os pagãos entram no campo longamente cultivado por Israel e os judeus admiram-se. Afinal, nós somos os trabalhadores da primeira hora, eles vieram depois de nós e agora são os mais bem pagos!

DESLOCAR O OLHAR
Não eu e eles, mas tu e eu. Tu segue-me porque o que se passa entre mim e Pedro não é da tua competência O perigo é fazer-se a comparação: eu e eles. O mestre da vinha nesta perspectiva é classificado injusto. Mas a parábola convida-mos a lançarmos o nosso olhar sobre uma outra relação: Tu e eu. É o que o Pai diz ao filho mais velho: Tu sempre estiveste comigo e o que é meu é teu... Mas este teu irmão... Ou então: Senhor que será feito deste? Não é contigo: tu segue-me! O que se passa entre Deus e os nossos irmãos, não é connosco. Connosco é o que se passa entre Deus e nós.
Mas é também uma graça poder levar o peso do dia com Deus.

A INVEJA E O LOUVOR
A inveja leva à tristeza porque o outro tem e não tenho. O olhar torna-se mau porque Deus é bom O contrário da inveja é o louvor. O louvor é um verdadeiro sacrifício (sacrifício de louvor)

A JUSTIÇA DE DEUS  
Não é a nossa justiça, a Sua lógica não é a nossa lógica, nós que desejamos, mesmo que não façamos sempre, que cada um receba o que lhe é devido. S. Paulo dia aos Romanos: 5,20 “onde abundou o pecado superabundou a graça”. Deus não nos ama porque somos bons, mas nós somos bons, tornados bons porque Deus nos ama.
O dom de Deus não se mede pelos nossos valores. O dom de Deus mede-se pelo amor que vem dele e que deixamos passar através de nós para atingir os nossos irmãos. Nós é que lhe fixamos a medida: “a medida com que medirdes ser-vos-á medida” (2Ped.1,4). O amor de Deus é total, ama-nos sem motivo nenhum para nos amar.

P. José Augusto Alves Sousa, sj


Nenhum comentário: