quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

QUARTA FEIRA DE CINZAS

QUARTA FEIRA DE CINZAS 
ENTRADA NA QUARESMA, PARA ENTRAR NA PÁSCOA 
E VIVER A PÁSCOA COM CRISTO


Com a liturgia da Quarta Feira de Cinzas começa o tempo litúrgico da Quaresma. Quarenta dias, é o tempo que a Igreja nos propõe que consagremos para que se opere em nós uma verdadeira conversão e mudança de vida. Este ano, o Ano Santo da Misericórdia, é mais um incentivo para que cada um e cada uma de nós consagre algum tempo do dia à oração, à reflexão individual ou colectiva. Sabemos, por experiência própria que, mergulhados nas preocupações profissionais do dia, falta-nos, por vezes, força de vontade para consagrar um pouquinho que seja de tempo, para estarmos a sós com o Senhor, pois esta pausa nos ajuda a concentrar a nossa atenção no essencial. Sabemos como as nossas convicções amolecem ao longo da vida e o Papa Francisco, neste Ano Santo da Misericórdia, nos convida a fixar o olhar na Misericórdia, a fim de se tornar mais forte e eficaz o nosso testemunho de crentes, diante do mundo que nos cerca, um mundo que teima em atirar para o vazio ou reduzir a um  intimismo malsão, a nossa fé, esvaziando-a da sua riqueza que é ser, antes de mais, testemunho da caridade.
Reunimo-nos, hoje, na Quarta Feira de Cinzas para entrarmos dentro de nós mesmos e nos reconhecermos pecadores: “Perdão, Senhor, porque pecamos…” Só reconhecendo-nos pecadores, frágeis e instáveis, sem fazermos “diagnósticos desalentadores”, poderemos “experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança” (Papa Francisco). E não façamos coisas espectaculares, neste caminho. Há dias, no 14ºDomingo Comum, Paulo nos dizia no capítulo 13 da Carta aos Coríntios: “vou indicar-vos o caminho da perfeição” e acrescenta: “esse caminho da perfeição, é a prática da Caridade. A Quaresma é também um tempo privilegiado para olharmos para os outros, sobretudo para aqueles que mais precisam, os homens e mulheres das periferias.
Nada de espectacular, portanto, neste tempo da Quaresma. É um caminho pessoal que será mais autêntico quanto mais for discreto. “Voltai para mim com todo o coração” (Profeta Joel). E Mateus nos diz que “o Pai vê no segredo”. Mas sabemos também que por mais pessoal que seja, a caridade se concretiza em actos corajosos e discretos. Por isso, o Evangelho que proclamamos, no dia de Cinzas, pede-nos que saiamos de nós próprios. E isto se faz pela ESMOLA que representa a nossa relação com os outros, sobretudo com aqueles que mais necessitam. O JEJUM representa a nossa ralação com a natureza. Na actualidade o Jejum reveste um certo carácter ecológico, saber utilizar os bens de consumo para os colocar à disposição da casa comum (o mundo) e não somente da minha própria casa. O Jejum não é, portanto, para nos felicitar da nossa capacidade a renunciar provisoriamente a alguns prazeres (guloseimas, tabaco, álcool, noitadas, televisão…), mas porque despojados do acessório, discernimos e acedemos mais facilmente ao essencial. Não jejuamos para sermos vistos, mas para dominarmos a nossa relação à natureza e, através da natureza, a nossa relação com o próprio Deus. Pela ORAÇÃO, abro-me ao Outro, a Deus, e, através da Outro, a Origem, me abro aos outros. Encerrados em nós próprios, caímos no círculo da morta. Abertos a Deus, vivemos o Êxodo de Jesus Cristo que é a Páscoa para a qual nos prepara a Quaresma.
Tempo de Quaresma, tempo da minha revisão de vida, para sair de mim mesmo e entrar na PÁSCOA!..


P. José Augusto Alves de Sousa, sj

Nenhum comentário: