segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Domingo XXIV



A Festa da Exaltação da Santa Cruz que celebramos não deixa de trazer ao de cima contradição do mesmo sinal, sinal da cruz. Por um lado, um sinal sem encanto; sinal de castigo e tortura aplicado aos judeus condenados, desde o século V antes de Cristo, e que mesmo depois de Cristo, durante 4 séculos, os cristãos tiveram resistências em reconhecer a grande e alcance deste sinal, mas que o próprio Jesus diz: " Todo aquele que quiser Seguir-me, tome a sua Cruz…"

O Mistério do Amor de Deus passa pela Cruz. Jesus abraçou a cruz num amor, liberdade, autenticidade incondicional. Os cristãos, a partir do século IV, passaram assim a entendê-lo, primeiro em Jerusalém, depois em todo o oriente, mais tarde no Ocidente e hoje até aqui na Covilhã. Não pretendo explicar, o mistério não se explica, escapa-nos sempre alguma coisa nas nossas categorias mentais. Trata-se do mistério do amor, este não se explica mas sim, vive-se, dá-se, é entrega.

De facto, para descobrir o Amor de Deus que passa pela Cruz, é necessário a cada um de nós vive uma vida de unidade, verdade, autenticidade. É inevitável aceitar as circunstâncias muitas vezes adversas mas que fortalecem o nosso desejo de caminhar.

Há momentos em que a bondade dói, se é verdadeira… O Amor autêntico dói se é autentico… se não é autêntico, nem é verdade, nem é amor, é ilusão, anestesia.

Viver uma vida de fidelidade tem os seus custos, mas isso pode custar mesmo, e não resulta "dar uns cortes na nossa cruz".

Ao abraçar a vida, na sua verdade autêntica, mesmo sofrendo, pode ser uma oportunidade de treino, de exercício; significa, depois de tudo fazermos, tanto quanto de cada um de nós depende, entregar, confiar a Deus numa autêntica unidade de vida. O Mistério de Amor da Cruz, prepara-nos para tudo o que a vida nos reserva… Não isolados ou sozinhos, mas com a graça de Deus, a ajuda fraterna, em Comunidade, em Igreja, em família.

Este é o convite ao abraço do amor de Deus na nossa vida, não como quem passa pela vida anestesiado, mas olhando sempre mais longe, na grande Verdade que é Jesus Cristo, fonte de vida plena.

Peçamos ao Senhor esta graça, como Cristãos, como Família, como Comunidade, como Igreja.

(Notas tiradas da Homilia do Padre Francisco Rodrigues, sj)

DESEJAMOS A TODOS UMA BOA SEMANA



Catequese

Recorda-se que estão abertas as inscrições para a catequese. A inscrição é obrigatória para todos. Os catequizandos que já frequentam a catequese, e os que vierem a frequentar no próximo ano lectivo, devem fazer a inscrição na secretaria desta comunidade paroquial.

Recorda-se o horário de expediente da secretaria: de terça a sexta; das 9:00 às 12:00; e das 15:30 às 18:00.

Todos os assuntos de secretaria devem ser tratados na secretaria e no respectivo horário.


Nenhum comentário: