segunda-feira, 12 de março de 2012

Quaresma - 3ª. semana

Entramos já no coração da Quaresma. Os últimos três Domingos até à Semana Santa, desafiam-nos à contemplação do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. E, para nos fazer entrar neste Mistério, o próprio Jesus recorre a três sugestivas imagens ou comparações: o Templo destruído e reconstruído, a serpente elevada no poste, e o grão de trigo lançado à Terra, para morrer e dar vida!
No terceiro domingo, o evangelho apresenta-nos a bela imagem do Templo, purificado por Jesus, e que irá ser “destruído e reconstruído”, tal como o seu Corpo morto e ao terceiro dia ressuscitado!
Jesus expulsou muitas coisas e pessoas do Templo de Jerusalém. Jesus enfrenta, com zelo e paixão todo aquele ambiente religioso-mercantil que se tinha formado à volta do templo. Com este gesto profético Jesus denuncia a situação na qual os interesses económicos, sociais, religiosos e políticos, suplantado e ocultado Deus. Jesus reage perante os que manipulam o sagrado, atemorizam e escravizam as pessoas por meio do culto, de ritos e de tradições e tudo submetem aos seus próprios interesses. Não teremos nós, também, a tentação e a inclinação para sermos “consumidores ou negociantes de cristianismo”? Ou somos participantes, colaboradores de Cristo e do seu projecto, numa maneira concreta onde vivo?
Boa ocasião para nos perguntarmos: Quais são os meus interesses? As minhas atitudes e projectos coincidem com os de Jesus? Sinto paixão pela Boa Notícia, pela paz, por um mundo mais solidário e uma sociedade mais justa e mais livre? Por que se apaixona Jesus? Por que me apaixono eu?
Deixemos que seja Jesus, agora a purificar o “Templo” que somos nós. Deixemos que ele mesmo expulse os vendilhões que dentro do nosso coração ocupam o lugar que pertence ao Senhor:
- Em primeiro lugar, deixemos purificar o nosso ouvido pela Palavra de Deus, e expulsemos dele o ruído, o barulho e a confusão. Dêmos lugar ao silêncio!
-Em segundo lugar, deixemos purificar o nosso olhar e expulsemos, da nossa mente, todas as falsas imagens de Deus, pondo só na Cruz os nossos olhos!
- Em terceiro lugar, deixemos purificar o nosso coração, que tem de aprender a amar Deus como Pai e não como patrão.
Contemplando Cristo na cruz, nossa fonte de sabedoria, peçamos a Deus que nos ajude a não deixar de anunciar Cristo Crucificado, poder e sabedoria de Deus, e que nos deixemos atrair pela sabedoria da Cruz e sejamos purificados pela Palavra de Deus, como verdadeiros templos de Cristo, que somos!
Que durante esta semana ecoe dentro de nós a seguinte pergunta: A quem prego eu? A Cristo crucificado, que aceita ser como “grão de trigo”, que Se entrega e morre para dar Vida? E não esqueçamos as palavras de S. Paulo, que nos recorda que “Cristo é poder e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (cf. 1Cor 1,22-25). A nossa verdadeira sabedoria vem da cruz de Cristo!
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           P. Hermínio Vitorino, s.j.




Subida nocturna à Serra da Estrela
"Astronomia e Espiritualidade"

Aproveitando a participação de um jovem astrónomo, o Noviço Jesuíta Carlos Miranda, vamos organizar esta actividade na Sexta-Feira, dia 16.
Constará de uma subida nocturna à Serra, para observação das estrelas e para um momento recolhido de espanto e agradecimento.

Nenhum comentário: