quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Encontro de agentes pastorais na Casa das Mimosas

Decorreu no passado dia 4 de Outubro, na Casa das Mimosas, S. Romão, Seia, um encontro em que estiveram presentes 22 agentes pastorais da Comunidade Paroquial de S. Pedro, sob a orientação do seu pároco, Padre Francisco Rodrigues, S.J.

Subordinado ao tema "A comunidade que somos, sonhamos e queremos para o futuro", o encontro decorreu num ambiente propício ao recolhimento e reflexão. Pela manhã, o Padre Francisco proferiu uma conferência acerca do tema do encontro que nos pôs a pensar, a rezar, e a sonhar. O que somos enquanto comunidade e o que desejamos para ela, na certeza de que a comunidade começa em cada um de nós; não se encontra 'fora' se não se reconhece presente 'dentro' de cada um de nós. Por isso, a comunidade não existe sem o contributo pessoal, autêntico e fiel, de cada um. Só assim, podemos desejar mais e fazer melhor. Estas foram algumas das ideias chave que deram lugar a um momento rico de oração pessoal nas imediações da Casa.


Após o almoço, preparado por todos e onde reinou a boa disposição, passou-se ao trabalho de grupos, isto é, pôr em comum os frutos da oração pessoal de cada um. De imediato teve lugar o plenário em que foram tantos os pontos postos na mesa: planificar actividades a realizar até Julho de 2009, partilhar o sentir de cada um sobre o ritmo da nossa comunidade, encontrar formas de sensibilização e angariação de fundos para o pagamento das tão necessárias obras de beneficiação de espaços da comunidade, que, quando concluídas, a todos trarão mais conforto e funcionalidade.

Já em S. Tiago, terminámos o encontro com a celebração da Eucaristia. Terminamos como gostaríamos de começar em cada dia: com o desejo de que a nossa Comunidade cresça cada vez mais, se possa fortalecer com laços de fé, amizade e compromisso. Nada está garantido, tudo é graça; nada é de ninguém, nem mesmo "meu", porque em Igreja, tudo pertence a todos e a todos deve comprometer. Este ideal será possível tanto quanto cada um de nós se sentir membro deste corpo em Jesus Cristo.
Luís Miguel Dâmaso

3 comentários:

paroquiana disse...

Por aqui se verifica a dinamica da comunidade Viva e Activa.

Hélia disse...

Gostei muito deste dia!

O Sr. Pároco está de parabéns por estas iniciativas!... São elas que nos comprometem cada vez mais.. E graças a elas que nos conhecemos um bocadinho mais e melhor... a nós e aos outros!

Ficou a vontade de regressar para o ano!

É com grande orgulho que pertenço a esta familia comunidade que tanto estimo e admiro!

Um abraço em J.C.
Hélia
Quinta-feira, Outubro 16, 2008

Irmão Américo disse...

Parabéns, P. Francisco, a ti e a toda a tua equipa de trabalho! E ao P. C.Cavaleiro que fez anos!...

Visitei, de relance e a correr, a tua Paróquia (que tb é de São Pedro). Pareceu-me teres uma boa equipa a trabalhar contigo e a transmitir Vida à vida paroquial. Isso é o + importante. Procura aumentá-la, não só em número de elementos, mas sobretudo em qualidade e valores. Fiquei encantado com as diversas actividades e com o movimento. Senti-me quase em casa e em muito boa companhia. Força!

Voltarei lá noutra altura, com mais vagar. E, um dia, quem sabe (?) in loco, o que não será tão provável...

Um grande abraço para ti e para toda a Comunidade e Comunidade Paroquial.

Unidos no Senhor de todos