domingo, 8 de março de 2009

II Domingo da Quaresma


Evangelho de São Marcos 9, 2-10
O Evangelho de hoje relata a transfiguração de Jesus. O Filho de Deus, vai libertar-nos pela oferta da Sua vida.
Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho de quem dá a vida, não conduz a um fim, mas à vida definitiva.
Jesus aparece-nos hoje, consolado com a presença do Pai e "levantando" os que estão junto D'Ele. É um momento de revelação da sua natureza divina: “Este é o Meu Filho muito amado. Escutai-O!”. É também o convite a escutá-Lo e a segui-Lo.
Com a transfiguração, Jesus quer assegurar aos seus amigos que, para além do que agora vemos, está presente uma realidade que podemos saborear. Ele nos dará força para nos momentos de dificuldade e de desânimo podermos acreditar que há certamente mais do que a experiência desses momentos: há a vitória da Sua ressurreição.
Hoje a nossa fé apoia-se nessa vitória e o nosso desafio é o mesmo dos discípulos:
Descer do monte e enfrentar a vida concreta para a partir daí, com o Senhor, construirmos o reino da fraternidade, da paz, da solidariedade e do amor.
“Este é o Meu Filho muito amado. Escutai-O!”











A glória é a debilidade invencível de Deus no Seu amor.
P. Kolvenbach




Informações úteis
  • No próximo dia 14 de Março, na eucaristia da catequese, o 7° Ano fará a Celebração das Bem-Aventuranças. Esta celebração destina-se aos catequizandos do 7° Volume, mas deve ser vivida por todos: pais, familiares e toda a comunidade.
  • Durante a quaresma, todas as sextas-feiras, pelas 15:30, haverá Via-Sacra na Nossa Igreja de S. Tiago.
  • Junto às portas da Igreja, encontram-se envelopes para o Contributo Penitenciai e Renúncia quaresmal. Este destina-se a ajudar o trabalho missionário em Angola, e à Caritas da Nossa Diocese.
  • As Obras na Nossa Igreja já são OBRA! o nosso Bispo, D. Manuel Felício, esteve connosco, sábado, dia 7, para benzer as novas instalações. Demos graças a Deus por tudo o que Ele vai fazendo nas nossas vidas e comunidade. Agora resta-nos a generosidade para respondermos aos encargos assumidos. A partir do próximo sábado, dia 14; a maior parte dos grupos de catequese já poderão reunir-se nas estruturas da nossa comunidade.
  • Em nome de todos, gostaríamos de expressar os sinceros agradecimentos, às Irmãs Doroteias, Farmácia Soares e Foto Paris por ter cedido ou facilitado o melhor possível, e ao longo de muitos anos, as instalações e comodidades para que esta paróquia pudesse corresponder, o melhor que pôde, aos encarregados de educação das crianças e adolescentes que frequentam a catequese em S. Tiago.
  • Estão disponíveis, na secretaria, postais de Nossa Senhora de Fátima, alusivos à passagem da Imagem Peregrina na nossa comunidade.
    A todos uma boa semana.

Nenhum comentário: