domingo, 28 de fevereiro de 2010

II Domingo da Quaresma

Caros irmãos e irmãs, amigos e amigas: hoje gostaria de fazer convosco uma reflexão baseando-me em primeiro lugar no profeta da primeira leitura que recorda a história de Abraão, grande pilar da nossa fé. Segundo a nossa lógica, Abraão tinha motivos de se sentir desiludido com Deus… A experiência de não poder gerar, que no Antigo Testamento era sinal de falta da Bênção de Deus, sinal até de maldição, era uma vivência dura, humanamente falando e também de fé. Não obstante as dificuldades, a fé deste homem é duma resistência profunda e a toda a prova…a sua vida não fica afectada, não havia calculismo na sua relação com Deus!
A fé de Abraão é posta à prova antes e depois de ser pai. É convidado a “libertar-se” do que afinal, não era dele (no sentido de objecto/posse), mas uma pessoa criada e pensada por Deus para a Liberdade. “Aquele que é teu, entrega-o àquele que to deu…” E nesta entrega que faz a experiência da liberdade… uma liberdade que marca a sua relação com Deus. “Tu, pela fé, serás Luz para o caminho, pai de muitas nações”.
No Evangelho, na Transfiguração, confrontamo-nos com Pedro, Tiago e João, amigos próximos de Jesus que basicamente são convidados a “fazer uma experiência de Deus, uma experiência de Céu”…
Quem de nós nunca viveu uma experiência de Céu? Nunca viveu uma pedacinho do céu? Quem de nós nunca viveu sinais de vida eterna e de paraíso, sem ilusões e sem anestesias?
Foi para esta vivência que Jesus convidou os seus amigos a subirem ao Monte Tabor. “Façamos três tendas” diz-lhe Pedro! Façamos algo onde possamos habitar e ficar aqui, quentinhos’ neste pedacinho de céu onde não há lugar para egoísmo… onde conseguimos pensar também nos outros.
A resposta de Jesus é desconcertante: “Eu sei que é muito bom estarmos aqui, mas vamos levar este pedacinho de céu para a nossa vida concreta”.E a nós também Jesus nos diz: vamos descer, vamos ser sinais de céu onde quer que nos encontramos.
Isto também é viver a Quaresma! Peçamos a Deus que se Transfigure e nos ajude a construir um caminho de céu, já aqui e agora.
Notas tiradas da homilia do Padre Francisco Rodrgues,s.j.
por Alice Matos



Informações
  • Durante este tempo quaresmal, todas as sextas-feiras, às 15:30, será celebrada a Via-Sacra.
  • Quaresma tempo de maior oração e partilha. Encontram-se junto às portas da Igreja envelopes para o Contributo Penitencial e Renúncia Quaresmal. Como se sabe, o contributo penitencial destina-se às actividades apostólicas da Nossa Diocese, concretamente o Seminário. Quanto à Renúncia Quaresmal, por determinação do nosso Bispo, destina-se à “Fazenda da Esperança” cujo projecto está a ser desenvolvido na nossa diocese, na Paróquia de Maçal do Chão, Arciprestado de Celorico da Beira. Trata-se de um Centro de Acolhimento de pessoas atingidas por várias espécies de falta de esperança.
  • No próximo sábado, dia 6 de Março, na eucaristia da catequese, o 2º ano de catequese celebrará a Festa do Pai-Nosso.
  • Estão a decorrer na nossa comunidade paroquial encontros quaresmais de espiritualidade inaciana, destinados aos jovens. Estes encontros têm lugar na Sala Inácio de Loyola, durante os próximos quatro domingos, às 17:00.
  • Estão a decorrer as conferências Quaresmais. Estas serão às sextas-feiras, no Centro Social e Cultural, às 21.30; excepto a última, proferida pelo Sr. Bispo, D. Manuel Felício, que será em S. Tiago.
  • Campanha “Vamos Ajudar a Madeira”. Vamos rezar e empenhar-nos a favor dos nossos irmãos madeirenses. As pessoas que quiserem contribuir com donativos, devem colocá-los num envelope, escrever a palavra “Madeira” e colocar nos cestinhos das colectas, ou entregá-los na secretaria. As importâncias recolhidas serão enviadas para a Caritas da Madeira.
  • No próximo fim-de-semana, celebrar-se-á o dia da Caritas. As colectas das eucaristias reverterão a favor da Caritas. Far-se-á um especial apelo à vossa generosidade.

Nenhum comentário: