quarta-feira, 8 de setembro de 2010

NATIVIDADE DA VIRGEM MARIA

Giovanni da Milano

Evangelho de S. Mateus 1,18-23

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela acção do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de David, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela acção do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está connosco”.


Hoje celebramos liturgicamente o nascimento de Maria de Nazaré, mãe de Jesus e nossa mãe. É uma oportunidade de agradecer o dom da vida e agradecer, de um modo particular, o dom de Maria de Nazaré pela qual veio ao mundo Jesus Cristo, Senhor dos vivos e dos mortos.
O nascimento de Maria foi motivo de esperança para o mundo inteiro: “Ela vem ao mundo e com Ela o mundo é renovado. Ela nasce e a Igreja reveste-se da Sua beleza” (Liturgia Bizantina).
- Tenho consciência de que a Mãe de Jesus é também a minha mãe? Ela é a grande intercessora junto de Deus, porque Ele assim o quis.
Foi no momento de grande amor, na cruz, antes de morrer, que Jesus nos entregou a Sua mãe e nos entregou à Sua mãe.
“Não temas!” Diz o Anjo a José. Não temas diz-nos Deus a nós! Não temas porque o nosso Deus é um Deus atento às nossas necessidades e nos protege todos os dias e em todas as horas. Entrega-te tal como Maria e nada te perturbará nunca.
Convidamos cada pessoa a reler este Evangelho e a meditá-lo, deixando-se tocar e embalar pela ternura e beleza do Nascimento de Jesus. Que o Senhor derrube as barreiras e muros que fomos construindo ao longo dos anos e que nos impedem de sentir no coração tanta delicadeza, ternura e Amor de Deus por nós.
Terminemos a nossa reflexão felicitando a Mãe do Salvador, e nossa mãe, pelo seu aniversário Natalício. Peçamos a graça de, à Sua semelhança, colaborarmos generosamente na Salvação do Mundo.
DEUS CONOSCO (EMANUEL), está connosco pela mão de Maria.
Assim, podemos concluir a nossa reflexão, rezando três Avé-Marias.

P. Hermínio João Vitorino, s.j.
(Fonte: passo-a-rezar.net)

Nenhum comentário: