domingo, 27 de maio de 2012

Solenidade de Pentecostes



Cheios do Espirito

A atual Catedral de S. Paulo de Londres ergue-se sobre o sítio da antiga catedral que ficou destruída no grande incendio de 1666, A nova foi desenhada por Christopher Wern, e foram precisos 35 anos para a terminar.
Conta-se que, ao começar a construção da nova cátedra, Wern pegou numa pedra das ruinas da velha catedral, e ficou surpreendido ao ler a inscrição que tinha: Voltarei a renascer.
Jesus ressuscitou de entre os mortos. Os testemunhos de Jesus Ressuscitado manifestaram a sua convicção firme de que “estava vivo”. Uma vez mais, Jesus Ressuscitado partilhou os segredos do Reino de Deus com os seus companheiros mais próximos. Confiou-lhes a missão de levar a Boa Nova a todos os povos. Prometeu-lhes um advogado, o Espirito Santo. Depois subiu ao Céu.
Os últimos momentos da permanência terrena de Jesus estão muito bem descritos em “actos 1, 3-12”. “ Elevou-se aos Céus na sua presença”. Os seus discípulos assistiram ao final da sua companhia física com Jesus. A nuvem, que simboliza a presença de Deus, envolveu-o. Foi, sem dúvida, ema separação dolorosa. Os apóstolos não deixam de olhar para o Céu. Mas são tirados do seu espanto e enfrentam a realidade. É-lhes indicado que regressem a Jerusalém para rezar e aguardar a Vinda do Espirito Santo.
Quem é o Espirito de Jesus? Talvez devêssemos pergunta-nos? O que é o Espirito de Jesus? O que é o espirito de uma pessoa? Compreende a profundidade e a riqueza da sua vida. Engloba a visão da qual brota a sua mensagem e ensinamentos, o poder da sua obra e da sua luta, as suas atitudes perante a natureza, o mundo e as pessoas. Mas é muito mais: algo que é impossível de definir. É a atmosfera que respiramos quando estamos na presença de Jesus, a paz e o sossego que irradia no meio das tensões, a alegria que inspira e a atração que espontaneamente leva as pessoas até Ele.
E contudo este Espirito é muito mais real que as palavras e obras que as pessoas sentiam.
Pede ainda a graça de sentir dentro de ti, o poder do Espirito que inflama o coração com o seu amor, um amor que te encaminha a difundir a Boa Nova.

“Em casa com Dios”
                                                                                                                        Hedwig Lewis,s.j 

Nenhum comentário: