domingo, 30 de setembro de 2012

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B


    
     Neste XXVI Domingo do T.C., a primeira leitura e o evangelho mostram-nos a acção   do Espírito 
      de Deus no mundo e na Igreja.
Tanto Moisés como Jesus rejeitam a ideia de um povo ou de uma comunidade, como se estas se tornassem uma espécie de reserva ecológica do Espírito de Deus! Na verdade, não há uma linha, que separe o terreno de acção do Espírito de Deus. O Espírito Santo não tem portas, nem cerca, nem cancelas, nem fronteiras, que o aprisionem ou controlem a sua acção. Nada O veda, porque este Espírito se derrama, por todos, e por toda a parte, e inunda todos sem distinção de cor, de raça, ou de religião.
As pessoas de boa vontade, os que querem seguir Jesus, podem fazer algo em nome de Deus. Ninguém tem o monopólio da vontade de Deus e dos Seus dons. Ninguém pode substituir a Deus. Ele sempre age quando e como quer, usando para isso os meios mais surpreendentes nos momentos menos esperados.
A tentação da exclusividade e da acepção de pessoas também afecta os cristãos. Muitos pensam que só eles têm os dons do Espírito, procurando, por vezes, marginalizar todos aqueles que, expressamente, ainda não decidiram aderir à Pessoa de Jesus Cristo. Sabemos que isto não nos leva ao bom caminho.
É necessário ter uma visão mais alargada, mais acolhedora, mais discernida, mais universal, como Jesus e como Moisés, para não impedirmos que o Espírito de Deus trabalhe e actue nos noutros, no nosso mundo, com criatividade e diversidade.
O Ano da Fé que estamos prestes a começar será, sem dúvida, um tempo propício para o diálogo com aqueles que julgamos andarem longe de Deus, só porque estão para lá da linha visível da Igreja ou porque não comungam das nossas ideias. Eles estão em busca, e esta busca como diz o Papa Bento XVI, já “é o preâmbulo da fé”, porque o nosso Deus é um Deus interessado por todos e pelo mundo.
Olhando à nossa volta diria como Moisés: “Estás com ciúmes por causa de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles” (cf. Nm 11,29), ou então como Jesus dizia: “Quem não é contra nós é por nós” (cf Mc 9, 38-43).

Que Deus abençoe a vossa semana!
                                                                                                         P. Hermínio Vitorino, sj

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Inicio do Ano Pastoral

O Evangelho deste domingo convida-nos a repensar a forma de nos situarmos, quer sociedade,  quer dentro da própria comunidade cristã, a quem Jesus lembra: "Quem quiser ser o primeiro será o último e o servo de todos" 


« E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, abraçou-a e disse-lhes: «Quem receber uma destas crianças em meu nome é a Mim que recebe; e quem Me receber não Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou». (Mc. 9, 36-37)

Depois de algum tempo de férias em que o descanso nos fortaleceu e nos ajudou a adquirir novo vigor quer fisicamente quer na fé, a nossa Comunidade está a retomar as suas actividades pastorais.
Trazemos decerto novas vivências, experiências e desejos. E quem sabe? Também um novo olhar sobre a vida que nos rodeia.
Teremos tido certamente, oportunidade de parar um pouco e rever num tempo mais calmo e de intimidade a nossa relação com Deus, com os outros e com a comunidade... Seguramente desejamos recomeçar com mais entusiasmo as actividades que a nossa Paróquia começa a propor, na grande multiplicidade de projectos de apelos e de convites.
O Ano Catequético irá também recomeçar e será já no dia 22 de Setembro às 17:30 para todos os grupos. 
Contamos ver de novo a nossa “Casa” cheia de crianças jovens e adultos, barulhentos, animados e alegres e na expectativa de novas experiências e novos conhecimentos.