domingo, 14 de outubro de 2012

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

Ano da Fé



Fé, Esperança e Caridade são as três virtudes teologais. O nome deriva do facto de terem o fundamento em Deus, de se referirem imediatamente a Deus e de serem, para nós, o caminho pelo qual atingimos Deus directamente (ver Youcat, 305). Bento XVI já lhes dedicou duas encíclicas: “Deus caritas est” (Deus é amor), em 2005, e “Spes salvi” (Salvos na esperança), em 2007. Agora, proclamou um Ano da Fé que, começando a 11 de Outubro de 2012 (dia do cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II), se prolonga até 24 de Novembro de 2013, festa de Cristo Rei. O acontecimento inicial deste Ano é o Sínodo dos Bispos (de 7 a 28 de Outubro de 2012) com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
O Sínodo foi estabelecido depois do Concílio Vaticano II como uma assembleia de representantes dos Bispos católicos do mundo inteiro, com a função de aconselhar o Papa em relação ao governo da Igreja universal. Nas palavras de João Paulo II, o Sínodo é “uma expressão particularmente frutuosa e um instrumento da colegialidade episcopal”. Tratando-se de uma instituição de caracter permanente, só reúne e actua, no entanto, quando o Papa considera oportuno consultar o episcopado por este meio.
Bento XVI tem frequentemente mostrado grande preocupação pela secularização da nossa civilização, muito particularmente nos países de longa tradição cristã. A nova evangelização não aponta para um novo Evangelho. Será nova na busca de modalidades de expressão adequadas aos tempos actuais; será nova porque dirigida de preferência aos países que receberam, há séculos, o anúncio do Evangelho; será nova, sobretudo, se resultar de uma renovada abertura interior dos cristãos à acção do Espírito na Igreja. Num contexto social em que a convicção religiosa tende a ser relegada para a esfera do privado, o esforço da nova evangelização deve começar pela coragem dos crentes em não esconder a sua FÉ.
P. Manuel Vaz Pato, sj





Nenhum comentário: