sábado, 13 de janeiro de 2018

II domingo do Tempo Comum - "ONDE MORAS?" "VINDE VER."

Estava João Baptista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus». Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus. Entretanto, Jesus voltou-Se; e, ao ver que O seguiam, disse-lhes: «Que procurais?». Eles responderam: «Rabi – que quer dizer ‘Mestre’ – onde moras?». Disse-lhes Jesus: «Vinde ver». Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe: «Encontrámos o Messias» – que quer dizer ‘Cristo’ –; e levou-o a Jesus. Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas» – que quer dizer ‘Pedro’. 
(Jo 1, 35-42)

João Batista, aponta para Jesus “Eis o Cordeiro de Deus” e os dois discípulos ouviram aquelas palavras e seguiram Jesus que voltando-se lhes pergunta “Que procurais?”.
É Jesus que toma a iniciativa de ir ao encontro do seu desejo pois de alguma forma eles procuram também Jesus. “Onde moras?” “Vinde ver”. “Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele”.
Olhemos para a sequência do que acontece neste episódio da vida de Jesus, Deter-mo-nos a escutar esta pergunta de Jesus: “Que procurais”?
Jesus pergunta-nos o que procuramos e remete-nos para o nosso desejo mais profundo. Que diremos nós hoje?
Vinde ver” O primeiro passo é o desejo de conhecer Jesus. Não podemos amar o que não conhecemos. Desejo realmente conhecer Jesus e estabelecer com Ele uma relação de confiança? Jesus faz-nos um convite para o conhecermos e estabelecermos uma relação de amor e de confiança. Quais são os passos concretos que dou na minha vida para aprofundar o conhecimento do Senhor e estabelecer esta relação?
“Passaram o resto do dia com Ele” No meu dia-a-dia quanto tempo dedico a estar com Jesus para que Ele se dê a conhecer e eu aprofunde a minha relação com Ele?
Quem estabelece uma relação com Jesus não fica fechado nessa relação mas é interpelado a partir e ir ter com outros e partilhar esta descoberta pessoal de Jesus. O amor remete-nos sempre para o outro. Foi o caso da mulher samaritana. Será que a minha relação com Jesus é tão importante a ponto de me comprometer com outros? Que faço por Ele?

Adaptação_CVX


Nenhum comentário: