domingo, 11 de janeiro de 2009

Baptismo de Jesus

Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo:
«Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu,
diante do qual eu não sou digno de me inclinar
para desatar as correias das suas sandálias.
Eu baptizo na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».
Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia
e foi baptizado por João no rio Jordão.
Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito,
como uma pomba, descer sobre Ele.
E dos céus ouviu-se uma voz:
«Tu és o meu Filho muito amado,
em Ti pus toda a minha complacência». Mc 1, 7-11

Jesus passa junto ao rio Jordão, onde João está a baptizar os pecadores.
Jesus, solidário com todos os homens, vai e mistura-se aos pecadores e pede para também ser baptizado.
Mas do céu uma voz disse: "Este não é um pecador, mas o Filho muito amado de Deus. O Espírito está com ele. Escutai todos a sua Mensagem". Este é o baptismo de Jesus.

O BAPTISMO DE JESUS NO JORDÃO
«No calendário actual, reformado depois do Vaticano II, o baptismo de Jesus é comemorado numa festa especial. Celebra-se no domingo que se segue imediatamente à festa da epifania. (…)
Há um ponto de convergência no qual coincidem o episódio dos magos, o baptismo no Jordão e as bodas de Caná: o tema da manifestação. Através desses acontecimentos, Jesus de Nazaré revelou-se como Filho de Deus, como messias e salvador de todos os homens. Por isso, a festa da epifania vai além dos simples episódios históricos e celebra, numa atmosfera de jubilosa profundidade teológica, a manifestação do Senhor.
"Este é o meu Filho muito amado, o meu predilecto" (Mt 3,17). Foram as palavras que se ouviram quando Jesus saiu da água, depois de ter sido baptizado por João; são uma proclamação solene da divindade de Jesus e foram referidas pelos três sinópticos; João também lhes faz eco, ao afirmar: "Eu viu-o e dei testemunho de que este é o Filho de Deus" (Jo 1,34). Essa voz misteriosa foi também ouvida noutras ocasiões solenes, como por exemplo, no Tabor, quando da transfiguração (Mt 17,5) e por ocasião da entrada triunfal em Jerusalém (Jo 12,28).
Por ocasião do baptismo, a voz do Pai, que atesta a divindade do Filho, é corroborada pela presença do Espírito sob a forma de pomba. Deste modo, o acontecimento do Jordão, não só é um testemunho solene da divindade de Jesus, mas um testemunho solene da Trindade»
BERNAL, José Manuel, Para viver o Ano Litúrgico, pp.335-337

Notícias

No passado domingo, dia 4 de Janeiro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou à nossa cidade. A sua chegada foi solenizada com a celebração da eucaristia presidida pelo Sr. Bispo D. Manuel Felício. Aqui fica uma palavra de apreço a todas as pessoas que se envolveram e prepararam com tanta beleza e dignidade a liturgia.

A imagem peregrina de Fátima está a percorrer o Arciprestado e tê-la-emos em S. Tiago no dia 27 do corrente mês.

Encontram-se à venda na secretaria da nossa comunidade cadernos que contém cânticos, orações e informações alusivas à visita da Imagem Peregrina de Fátima. O preço base é 50 cêntimos mas àqueles quem puderem superar essa quantia em favor da nossa Igreja, fica expresso o agradecimento.
As obras no salão da nossa Igreja continuam a bom ritmo. Passe por lá, acompanhe e deixe-se envolver com generosidade.

Comunidade Paroquial de S. Pedro, 10 de Janeiro de 2009

Nenhum comentário: