segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Solenidade da Epifania


Dia da Epifania
Manifestação e Revelação de Deus.

O evangelho de hoje usa a Estrela como símbolo, canal para Deus. Ninguém vive sem Estrelas… importa identificar: qual é a Estrela que me move, me conduz, me inspira, me motiva, me faz viver?
Muitas vezes as Estrelas não se sobrepõe umas às outras… antes, remetem, têm expressão nas outras. Outras vezes não há possível conciliação entre as estrelas.
De que estrelas é que falamos?
Vivemos hoje o culminar de um tempo que é REVELADO na sua profundidade e autenticidade sobre a natureza de Jesus: verdadeiramente humano e divino.
Para chegar a este dia, dia da manifestação… foi preciso fazermos uma longa caminhada: advento, preparação, exercício, penitência, como diria João baptista.
A salvação não nos vem de bandeja. Antes, implica trabalho… conhecer e saber pôr os meios…
O Papa na sua mensagem de Ano Novo convida-nos a identificar as razões profundas da crise em que estamos mergulhados. "Construir a Paz identificando as causas da pobreza".
Certamente reparamos que na passagem de ano, muitas foram as pessoas que expressavam o quanto desejam um ano novo de: saúde, paz, felicidade, trabalho.
Todos estes desejos são legítimos, como resultado final de um processo, mas impossíveis de conquistar sem um trabalho de bastidores; isto é, impossível de obter sem colocar os necessários meios.
Por exemplo:
Nestas expressões de sonhos para o ano que agora inicia, alguém ouviu afirmações como:
"Gostava que neste Ano Novo houvesse mais respeito pelos outros"; ou ainda; "gostaria que as pessoas isoladas e sós, pudessem ter mais companhia"; mais: "que os jovens fossem mais lutadores, audazes, com causas". "Que a vida fosse mais amada, desde o início". "Que a natureza fosse mais respeitada". "Que todas as crianças tivessem mais oportunidades de acesso aos bens elementares para o seu crescimento". "Que a autoridade, a começar pelos professores, fosse mais respeitada e se desse ao respeito". "Que a família, como reserva ecológica e bem precioso e património da humanidade, imprescindível para o crescimento e equilíbrio humano, fosse mais considerado, e protegido". "Que vivêssemos numa sociedade onde não vale tudo, mas que recebe, partilha e transmite valores, ética, respeito pelos outros"?
Teriam sido estes alguns dos desejos mais expressos?
Certamente que não foram; e não foram porque andamos distraídos; e não foram porque cada um de nós, se se deixa conduzir pelo inconsciente primário e instintivo, prescindindo da voz do Espírito Santo, que ecoa no nosso coração; até deixa passar desejos que torno indefinida a fronteira entre o egoísmo pessoal e o desejo sincero de crescemos numa sociedade marcada pelo bem comum, o amor àquilo que não só me diz respeito mas nos é comum.
As crises não vão passar enquanto não forem detectadas as suas causas mais profundas não só na ordem material mas imaterial. Aquilo que mais desejamos dificilmente conseguiremos enquanto não soubermos pôr os meios para esses mesmos resultados. Enquanto não soubermos fazer um autêntico diagnóstico à nossa falta de saúde como comunidade humana.
Há um percurso, um caminho a fazer.
Hoje, Jesus revela-nos, diz-nos quem é, Ele vai crescer e convida-nos a crescermos n'Ele e com Ele. Com a Sua luz poderemos ver melhor quem somos, e quem somos chamados a ser.
Francisco Rodrigues,s.j

Notícias

Neste domingo, dia 4 de Janeiro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega à nossa cidade. A sua chegada será solenizada com a celebração da eucaristia, pelas 15:30, junto à Igreja da Misericórdia, e será presidida pelo Sr. Bispo D. Manuel Felício.

Encontram-se à venda na secretaria da nossa comunidade, cadernos que contém cânticos, orações e informações alusivas à visita da Imagem Peregrina de Fátima. O preço base é 50 cêntimos mas àqueles quem puderem superar essa quantia em favor da nossa Igreja, fica expresso o agradecimento.

A catequese, na nossa comunidade paroquial reinicia as suas actividades no dia 10 de Janeiro.

Como está previsto no plano anual das actividades da Nossa Comunidade Paroquial, o 1º ano de catequese viverá a Festa do Acolhimento no próximo sábado, dia 10. Assim, os encarregados de educação do 1º ano têm uma reunião na quarta-feira, dia 7, às 21:15. É importante a presença de TODOS OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO RESPECTIVO ANO.

A todos uma boa semana e que Deus nos dê a graça de um ano cheio de Paz e Bênçãos.

Nenhum comentário: