domingo, 3 de janeiro de 2010

Solenidade da Epifania do Senhor

EPIFANIA - FESTA DOS REIS MAGOS
Uma Luz, figura de Cristo, se levanta sobre Jerusalém como nos diz a primeira leitura deste dia, o dia da Epifania ou dia dos Reis Magos. O Verbo de Deus feito carne, a imensidade de Deus, de quem tudo procede, como lemos no Evangelho de S. João do dia de Natal, se concentra num ponto do espaço, para, daí, encher todo o Universo. E nem sequer é de Jerusalém, a capital de Israel que esta Luz irradia, mas de Belém, a cidade de David, uma cidade insignificante, naquele tempo. A Luz de Cristo ilumina toda a terra, é Mensagem de Natal!
Ao encontro desta Luz, se puseram a caminho todas as nações da terra, representadas por três homens a que a tradição cristã chama, respectivamente: Gaspar (um jovem ainda imberbe e corado, vindo de África), Melchior (um velho encanecido, de longa barba, que vinha da Ásia) e Baltazar (um homem maduro, de barba espessa, procedente da Europa). Homens, representantes de diversos continentes e símbolos das três idades da vida, todos vêm ao encontro do Senhor.
Encontramos toda esta história, narrada por S. Mateus, na liturgia deste tempo do Natal e especialmente no Evangelho que também é proclamado no dia de hoje. A Luz de Deus assumiu um rosto humano que podemos reconhecer no rosto daquele Menino de Belém, que sorri para nós. A Palavra de Deus é verdadeiramente divina, quando se esconde nas palavras dos homens! Ela tem lugar nas nossas vidas, na nova história que nós escrevemos no decorrer da nossa vida e das escolhas que fazemos.
E, agora, não temos outra alternativa senão caminharmos para essa Luz como os Magos, a Luz que nos pode esclarecer nas nossas dúvidas de fé e ajudar a vencer todas as resistências, que se atravancam nos caminhos da vida. São os muitos Herodes a desviarem-nos do verdadeiro caminho. Mas a estrela não nos falta com a sua Luz!
E, antes de regressarmos a nossa casa, iluminados por essa Luz, que vamos nós oferecer ao Menino, como Gaspar, Melchior e Baltazar? : acolher na vida o que é belo e bom; abrir todo o nosso ser e capacidades para reconhecer Deus como origem de todo o bem; manifestar a nossa alegria cristã, porque ela é companheira dum grande sentimento de paz; partilhar com o Menino aquilo que recebemos d’Ele para o podermos partilhar também com os outros; partilhar o nosso amor com todos os homens, sem excepção de ninguém.
Partilhar a alegria, abençoar, dizer bem e não dizer mal são o ouro, o incenso e a mirra que eu quero colocar aos pés do Menino durante todo este ano 2010.

Boas Festas

P. José Augusto Alves de Sousa S. J.

Nenhum comentário: