domingo, 28 de fevereiro de 2010

II Domingo da Quaresma

Caros irmãos e irmãs, amigos e amigas: hoje gostaria de fazer convosco uma reflexão baseando-me em primeiro lugar no profeta da primeira leitura que recorda a história de Abraão, grande pilar da nossa fé. Segundo a nossa lógica, Abraão tinha motivos de se sentir desiludido com Deus… A experiência de não poder gerar, que no Antigo Testamento era sinal de falta da Bênção de Deus, sinal até de maldição, era uma vivência dura, humanamente falando e também de fé. Não obstante as dificuldades, a fé deste homem é duma resistência profunda e a toda a prova…a sua vida não fica afectada, não havia calculismo na sua relação com Deus!
A fé de Abraão é posta à prova antes e depois de ser pai. É convidado a “libertar-se” do que afinal, não era dele (no sentido de objecto/posse), mas uma pessoa criada e pensada por Deus para a Liberdade. “Aquele que é teu, entrega-o àquele que to deu…” E nesta entrega que faz a experiência da liberdade… uma liberdade que marca a sua relação com Deus. “Tu, pela fé, serás Luz para o caminho, pai de muitas nações”.
No Evangelho, na Transfiguração, confrontamo-nos com Pedro, Tiago e João, amigos próximos de Jesus que basicamente são convidados a “fazer uma experiência de Deus, uma experiência de Céu”…
Quem de nós nunca viveu uma experiência de Céu? Nunca viveu uma pedacinho do céu? Quem de nós nunca viveu sinais de vida eterna e de paraíso, sem ilusões e sem anestesias?
Foi para esta vivência que Jesus convidou os seus amigos a subirem ao Monte Tabor. “Façamos três tendas” diz-lhe Pedro! Façamos algo onde possamos habitar e ficar aqui, quentinhos’ neste pedacinho de céu onde não há lugar para egoísmo… onde conseguimos pensar também nos outros.
A resposta de Jesus é desconcertante: “Eu sei que é muito bom estarmos aqui, mas vamos levar este pedacinho de céu para a nossa vida concreta”.E a nós também Jesus nos diz: vamos descer, vamos ser sinais de céu onde quer que nos encontramos.
Isto também é viver a Quaresma! Peçamos a Deus que se Transfigure e nos ajude a construir um caminho de céu, já aqui e agora.
Notas tiradas da homilia do Padre Francisco Rodrgues,s.j.
por Alice Matos



Informações
  • Durante este tempo quaresmal, todas as sextas-feiras, às 15:30, será celebrada a Via-Sacra.
  • Quaresma tempo de maior oração e partilha. Encontram-se junto às portas da Igreja envelopes para o Contributo Penitencial e Renúncia Quaresmal. Como se sabe, o contributo penitencial destina-se às actividades apostólicas da Nossa Diocese, concretamente o Seminário. Quanto à Renúncia Quaresmal, por determinação do nosso Bispo, destina-se à “Fazenda da Esperança” cujo projecto está a ser desenvolvido na nossa diocese, na Paróquia de Maçal do Chão, Arciprestado de Celorico da Beira. Trata-se de um Centro de Acolhimento de pessoas atingidas por várias espécies de falta de esperança.
  • No próximo sábado, dia 6 de Março, na eucaristia da catequese, o 2º ano de catequese celebrará a Festa do Pai-Nosso.
  • Estão a decorrer na nossa comunidade paroquial encontros quaresmais de espiritualidade inaciana, destinados aos jovens. Estes encontros têm lugar na Sala Inácio de Loyola, durante os próximos quatro domingos, às 17:00.
  • Estão a decorrer as conferências Quaresmais. Estas serão às sextas-feiras, no Centro Social e Cultural, às 21.30; excepto a última, proferida pelo Sr. Bispo, D. Manuel Felício, que será em S. Tiago.
  • Campanha “Vamos Ajudar a Madeira”. Vamos rezar e empenhar-nos a favor dos nossos irmãos madeirenses. As pessoas que quiserem contribuir com donativos, devem colocá-los num envelope, escrever a palavra “Madeira” e colocar nos cestinhos das colectas, ou entregá-los na secretaria. As importâncias recolhidas serão enviadas para a Caritas da Madeira.
  • No próximo fim-de-semana, celebrar-se-á o dia da Caritas. As colectas das eucaristias reverterão a favor da Caritas. Far-se-á um especial apelo à vossa generosidade.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

I Domingo da Quaresma


" Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus". Mt. 4, 4


Entramos na Quaresma, tempo forte de oportunidades e de graça. Tempo em que somos convidados a deixar-nos conduzir, como Jesus, para o deserto, ainda que no ritmo da nossa vida quotidiana.
Jesus foi conduzido pelo Espírito… Incarnando a nossa humanidade, Jesus vive tudo aquilo que nós somos convidados a viver.
Na Quaresma, somos em cada ano convidados, ao jejum, à partilha, à oração, isto para que nos possamos encontrar mais e mais com Deus.
No deserto, diz a Escritura: “Jesus é tentado”. As tentações mais facilmente acontecem nos momentos de fragilidade e fraqueza… Se somos conduzidos pelo Espírito, nos momentos de fraqueza, é Ele que connosco tem a palavra; se não somos conduzidos pelo Espírito, a fraqueza acaba por se impor.
As tentações a que estamos sujeitos, estão muito presente na cultura e mentalidade de que fazemos parte e resumem-se na trilogia: TER, PODER e GLÓRIA.

É interessante como o diabo se serve da Escritura para tentar! Mas Jesus com muita sabedoria e liberdade escolhe o BEM.
E nós? Quais as tentações a que estamos sujeitos? É importante termos em conta que as tentações em si, são neutras e a matéria para que tendem não são necessariamente negativas: quando se trata de coisas ou opções que são objectivamente más, nós rejeitamos, não queremos o problema!

A dificuldade é quando o mal vem sob a aparência de bem, ou mais ainda, quando é um bem mas não é para mim aqui e agora e não me faz bem para o meu estado ou as minhas circunstâncias. Dar-se conta disto, implica discernimento, oração, alimentarmo-nos e deixarmo-nos guiar pelo Espírito.

Quando me alimento, não me alimento sozinho, para mim; alimento-me para os outros, no exercício da liberdade interior – Não dar primazia ao imediato.
O Jejum e a abstinência não passaram de moda. Também a partilha está directamente proporcional a este exercício da abstinência e do jejum. Estejamos pois muito atentos ao modo como as tentações acontecem… Ter tentações não depende tanto de nós, de nós depende não cair nas tentações.
Peçamos ao Senhor que nos ajude a superar as tentações vivendo esta Quaresma em atitude de liberdade e escuta da Sua Palavra.

Notas tiradas da homilia do P. Francisco Rodrigues, sj
(por Alice Matos)


Informações úteis

  • Durante este tempo quaresmal, todas as sextas-feiras, às 15:30, será celebrada a Via-sacra.
  • Na próxima quarta-feira, dia 24 de Fevereiro, terá lugar mais uma sessão do curso de Bíblia, orientado pelo Padre Hermínio Vitorino. O curso tem início às 21:15 e terá lugar na sala Inácio de Loyola.
  • Quaresma tempo de maior oração e partilha. Já se encontram junto às portas da Igreja envelopes para o Contributo Penitencial e Renúncia Quaresmal. Como se sabe, o contributo penitencial destina-se às actividades apostólicas da Nossa Diocese, concretamente o Seminário. Quanto à Renúncia Quaresmal, por determinação do nosso Bispo, destina-se à “Fazenda da Esperança” cujo projecto está a ser desenvolvido na nossa diocese, na Paróquia de Maçal do Chão, Arciprestado de Celorico da Beira. Trata-se de um Centro de Acolhimento de pessoas atingidas por várias espécies de falta de esperança.
  • Na próxima terça-feira, dia 23, às 21,15 horas, haverá reunião para os pais-encarregados de educação do 2º nível da catequese afim de se preparar a Festa do Pai-Nosso. É requerida a presença de pelo menos um dos encarregados de educação.
  • A nossa Comunidade Paroquial fará uma proposta de preparação quaresmal dirigida aos jovens, com o objectivo de favorecer uma experiência espiritual e de encontro com Deus, conhecer e ter contacto com a espiritualidade inaciana. Serão cinco encontros com duração de uma hora (21h15 às 22h15), na Sala Santo Inácio de Loyola. Foram pensados pelo Irmão Eudson Ramos, Jesuíta, e serão organizados por ele e pela equipa animadora do Grupo de jovens. O primeiro encontro será já na próxima sexta-feira, dia 26/02. (para mais informações ver boletim paroquial Mar da Galileia).
  • Na próxima sexta-feira têm início as conferências Quaresmais. Estas serão às sextas-feiras, terão lugar no Centro Social e Cultural, às 21.30; excepto a última, proferida pelo Sr. Bispo, D. Manuel Felício, que será em S. Tiago.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

V Domingo do Tempo Comum


“Faz-te ao largo"...

É o convite para os novos pescadores superarem a rotina da acção pastoral, sempre agarrada às margens que não dão mais peixe!
É preciso buscar sempre uma nova forma de "pescar".

Informações úteis
  • Ainda estão abertas as inscrições para os E.E. de 3 dias, de 12 (à noite) a 15 de Fevereiro (à tarde), no Centro Apostólico do Paúl, orientados pelo P. Hermínio Vitorino, sj. Para mais esclarecimentos pode falar com o P. Hermínio.

  • Por motivo de férias de Carnaval, no próximo sábado dia 13 de Fevereiro não haverá actividades da catequese. Assim, também a habitual missa da catequese será suprimida. A catequese retoma as actividades no sábado dia 20 de Fevereiro.
  • Na próxima quarta-feira dia 10, pelas 21:15, haverá a segunda sessão do curso bíblico, orientado pelo Padre Hermínio Vitorino
  • No final das missas do próximo fim-de-semana, à porta da Igreja, far-se-á o peditório especial para a compra de novos Andores para a Capela de S. João de Malta. Este peditório será feito no 2º domingo de cada mês até termos a verba necessária para a aquisição dos andores.