terça-feira, 31 de julho de 2012

Santo Inácio de Loyola



Santo Inácio de Loyola, de nome Íñigo López na língua vernácula, nasceu em 31 de Maio de 1491 no País Basco (cidade de Azpeitia), e morreu em Roma, em 1556. Foi canonizado em 12 de Março de 1622 pelo Papa Gregório XV.

Santo Inácio peregrinou incansavelmente falando de Jesus a todos, levando a esperança aos cansados, vida nova a todos. Por isso, Inácio, fundador da Companhia de Jesus, afirma nos E.E (Exercícios Espirituais), “o amor deve-se pôr mais nas obras do que nas palavras” (EE, 230). Inácio era um apaixonado por Jesus, porque sabia que o Mestre veio para servir, não para ser servido.

Ele cativou-o verdadeiramente! O peregrino, como gostava de ser chamado, descobriu que a vida não tem sentido se não for colocada ao serviço dos outros. Por isso temos a expressão “Em tudo amar e servir”, que exprime bem esse sentimento e atitude de vida. Ainda mais, não podemos esquecer que a Fé e a Justiça são dois aspectos fundamentais na luta e trabalho dos Jesuítas do mundo inteiro.

O lema que Santo Inácio escolheu para a Companhia de Jesus (jesuítas) foi: Ad Maiorem Dei Gloriam - (Tudo) Para a Maior Gloria de Deus. Assim sendo e, para concluir, creio ser oportuno invocarmos a intercessão de Santo Inácio de Loyola, rogando para que ele nos obtenha a graça de sermos coerentes no serviço e na santidade, ad Maiorem Dei Gloriam!             
P. Hermínio Vitorino, sj.



NA COMUNIDADE

Santo Inácio de Loyola, cuja memória hoje celebramos, propõe-nos com muita sabedoria, fazer escolhas centradas no "MAGIS", no MAIS, isto é: naquilo que mais nos conduz ao Reino de Deus.
Fundador da Companhia de Jesus, Ordem a que pertencem os Padres Jesuítas responsáveis por esta comunidade paroquial, a Eucaristia das 11:00h, presidida pelo nosso Sr. Bispo D. Manuel Felício, foi ocasião de graças, pela busca do Reino que a espiritualidade inaciana expressa na vida de cada um e pela dedicação dos padres jesuítas à nossa Paróquia e à nossa Diocese – Palavras do Senhor Bispo D. Manuel.



segunda-feira, 23 de julho de 2012

XVI DOMINGO COMUM - ANO B



Vinde, retiremo-nos para um lugar solitário, e descansai um pouco(Mc.6,31)

Jesus, olha à sua volta e vê, sente as carências das pessoas, necessidades inerentes a todo o ser humano: Buscar e encontrar o tempo para parar da agitação do dia-a-dia, o lugar do descanso e da beleza escondida, porque “invisível aos olhos…” Assim, com simplicidade convida-os a descansar n’Ele e com Ele.
Em contacto com o nosso eu profundo, encontramos a PAZ e readquirimos a força para continuar o caminho... e assim, podemos rezar com confiança:

Dá-nos, Senhor

Dá-nos, Senhor,
depois de todas as fadigas
um tempo verdadeiro de paz.

Dá-nos,
depois de tantas palavras
o dom do silêncio
que purifica e recria.

Dá-nos,
depois das insatisfações que travam
a alegria como um barco nítido.

Dá-nos,
a possibilidade de viver sem pressa,
deslumbrados com a surpresa
que os dias trazem pela mão.

Dá-nos
a capacidade de viver de olhos abertos,
de viver intensamente.

Dá-nos
de novo a graça do canto,
do assobio que imita
a felicidade aérea
dos pássaros,
das imagens reencontradas,
do riso partilhado.

Dá-nos
a força de impedir que a dura necessidade
esmague em nós o desejo
e a espuma branca dos sonhos
se dissipe.

Faz-nos peregrinos que no visível
escutam a melodia secreta
do invisível.                                                                


José Tolentino Mendonça


Foto: Ericeira

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vida e Obra do Beato Francisco Álvares


A Câmara Municipal da Covilhã, através do Museu de Arte Sacra, vai levar a efeito, durante o mês de Julho, várias atividades que visam assinalar a vida e obra do Beato Covilhanense Francisco Álvares, inserida na festa litúrgica dos 40 mártires do Brasil que se comemora no dia 17 de Julho.

O vice postulador para a causa da canonização do Beato Francisco Álvares, Padre João Caniço, estará no próximo dia 20 de Julho, pelas 21:00 horas, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, onde proferirá uma palestra intitulada "Os Jesuítas na Covilhã".

Durante este mês decorrerão ainda outras atividades, das quais destacamos:

De 17 a 20 de Julho - Dramatizações com fantoches, para o público infantil, sobre a vida e obra do Beato Francisco Álvares

Dia 21 de Julho - Percurso Pedestre "Na rota dos Jesuítas", com saída às 10:00 horas da igreja do Sagrado de Jesus (Igreja de S. Tiago), com passagem pela igreja de Santa Maria, visita à casa onde nasceu Francisco Álvares, na zona de Santa Marinha, e outros locais onde os jesuítas desempenharam a sua atividade pastoral.


Entre os dias 1 e 31 de Julho estará patente ao público, no Museu de Arte Sacra da Covilhã a imagem do Beato covilhanense que, em 1892, os cardadores da cidade colocaram num altar da extinta igreja de Santa Marinha, e o tornaram patrono deste ofício.

Biografia:
É de referir que Francisco Álvares nasceu na Covilhã, na paróquia de Santa Marinha, em meados do século XVI, sendo filho de António Afonso e de Brites Álvares. A 21 de Dezembro de 1564, entrou na Companhia de Jesus, no Colégio de Évora. Ali, e de acordo com a "Imagem da Virtude" do Pe António Franco (Lx, 1890), Francisco Álvares foi Cozinheiro e "se ocupou de fazer panos e cardar, arte que devia ter antes de ser da Companhia, e depois sem dela se desprezar, a exercitava".
A 5 de Junho de 1570, integrou uma expedição de missionários jesuítas, liderada por Inácio de Azevedo, que zarpou rumo ao Brasil. A viagem terminou a 15 de Julho quando a nau onde seguiam foi atacada por uma frota de piratas comandada por Jacques Sória. Os missionários foram feridos, alguns mortos de imediato e atirados às águas. Francisco Álvares foi lançado ainda vivo ao mar.
O Papa Pio IX, em 1854, beatificou os 40 mártires do Brasil entre os quais se incluía Francisco Álvares. A Companhia de Jesus prossegue hoje com o objetivo de canonização destes 32 portugueses, três dos quais da diocese da Guarda, e 8 espanhóis.



domingo, 8 de julho de 2012

XIV Domingo Comum - Ano B


Paulo assegura aos cristãos de Corinto, que Deus atua e manifesta 
seu poder no mundo através de instrumentos fracos e limitados.
 - Deus garante a Paulo e a todos os que têm algum "espinho":
            "Basta-te a minha graça...".


Informações úteis

A partir do próximo Domingo (dia 15) e até meados de Setembro, só haverá confissões da parte de manhã, nos dias e horas habituais.

Ocorrendo, neste mês, no dia 17, a festa dos 40 mártires Beato Inácio de Azevedo e Companheiros – entre os quais se encontra o Covilhanense Beato Francisco Álvares – vamos rezar a sua novena a partir de hoje, ao fim das Missas celebradas na Paróquia. Pediremos, em especial, pela sua canonização. A este propósito e por iniciativa do Museu de Arte Sacra, vai haver uma série de eventos cujo programa pode ser consultado à saída.

A partir do próximo fim-de-semana, o P. Francisco Rodrigues vai estar uns dias entre nós. Na segunda-feira, dia 16, dará uma palestra acerca da sua recente experiência no México e em Cuba. Será no Salão S. Inácio, pelas 21h15. Estamos todos convidados.

A nossa Paróquia está a preparar, para a primeira semana de Setembro, uma peregrinação a Lurdes e aos locais relacionados com Santo Inácio e S. Francisco Xavier, com regresso por Madrid. Esperamos ter, em breve, os cartazes com os pormenores. Esta peregrinação será também acompanhada pelo Padre Francisco Rodrigues.


terça-feira, 3 de julho de 2012