domingo, 21 de julho de 2013

XVI Domingo Comum - Escolher a melhor parte


Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.» O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.» (Lucas 10, 38-42)

Marta e Maria, podemos dizer que são as duas faces da mesma moeda, conciliam a hospitalidade e o acolhimento. A escuta da sua palavra é o ponto de partida de toda a caminhada de fé.
Duas formas sinceras de acolher...  Não se trata só de abrirmos a porta da nossa casa, mas também abrir os ouvidos e o coração, dando a nossa atenção àquele que vem ao nosso encontro.
E Deus passa  junto de nós, muitas vezes,  sem fazer ruído. Deixemos que Ele se manifeste nas nossas vidas, converta as nossas divisões e nos mostre qual é a melhor parte.
Todas as vez que nos dispomos a acolher os irmãos, todas as vezes que nos reunimos na Eucaristia o Senhor nos acolhe como hóspedes em sua casa e nos oferece a "melhor parte": a sua Palavra e o Pão da vida.

Informações úteis

No próximo dia 31 (ou seja, de quarta-feira a uma semana), celebraremos festivamente o dia de Sto Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus. Depois da Missa da Festa, às 11 horas, teremos, em São Tiago, um almoço/convívio que marcará, também, o começo do tempo e do horário de férias. Para efeitos de cálculo do número de comensais, agradecemos que as pessoas que fazem tenção de participar no almoço /convívio se inscrevam na Secretaria, até ao dia 27.
No mês de Agosto, a Igreja estará aberta das 9:00 às 12:30. Durante a semana, só haverá a Missa das 11 horas. Aos Domingos e no dia 15 (Assunção de Nª Sª), teremos as 3 Missas habituais dos dias de preceito.

A Exposição-Leilão que tem funcionado na sala de Santo Inácio vai encerrar definitivamente no Domingo 28. A partir de hoje, as peças compradas irão sendo retiradas.

Continuam abertas as inscrições para o Acampamento Maristela 2013, organizado pelo P. Henrique Rios e uma equipa de animadores. Terá lugar em Quiaios – Figueira da Voz, de 29 de Julho a 5 de Agosto. Destina-se a crianças que terminaram, este ano lectivo, o 5º ou 6º ano de escolaridade. Informe-se na secretaria da Paróquia.

Nenhum comentário: