quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Publicações de Jesuítas

     “NAMASTÉ – A luz de Deus em mim saúda a luz de Deus em ti.” padre Paulo Teia, sj


“Namasté” não é mais um livro, muito menos um livro qualquer. É o registo de uma paixão por Deus e pela fotografia vivida entre «os mais pobres dos pobres» por terras indianas. Em 2014, Paulo Teia, apaixonado pelo mundo e pela vida, partiu para Calcutá e de lá para Ahmedabad, Surat, Tamil Nadu, Kerala, Goa e Bombaim. Foi ao encontro de Dalits e Adivasi, os que vivem para lá de todas as periferias e que gritam em silêncio através de sorrisos sofridos e olhares resignados.
Paulo Teia captou estas pessoas sem invadir o seu mundo. Surpreendeu-as com a objetiva e retratou o essencial de cada uma delas: as expressões sem filtro e sem disfarce que evidenciam bem o que é viver num mundo verdadeiramente ao lado do mundo.
Biografia do autor: Paulo Teia nasceu a 31 de maio de 1969, em Lisboa. É o primeiro de quatro irmãos. Viveu em Almada até aos seis anos. Passou parte da adolescência e juventude em Aveiro e Vila Nova de Gaia. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Coimbra e conheceu os padres jesuítas. Descobriu a sua vocação aos 20 anos. Prosseguiu a formação na Companhia de Jesus, estudando Filosofia na Universidade Católica de Braga. Lecionou, durante dois anos, no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso. Fez os estudos teológicos em Madrid e Paris. Foi ordenado padre em 2002 e assumiu uma paróquia na margem sul do Tejo, acompanhando as famílias e crianças dos bairros sociais do Pragal. Onze anos depois de chegar ao Pragal, pediu um ano sabático em Madrid, Camboja e Índia. Esta experiência fora de Portugal despertou-lhe o desejo de partir para as missões. Em 2015, foi enviado para Moçambique. Desenvolve atividade pastoral em Tete. A fotografia acompanhou-o ao longo da vida como linguagem e como forma de expressão e sentir.

(O Padre Paulo Teia, esteve por diversas vezes na nossa Comunidade em trabalho e dando Exercícios Espirituais, alegramo-nos com ele e por ele)


Nenhum comentário: