domingo, 19 de março de 2017

Quaresma III domingo

 «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: 
‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva». 


Na sua viagem da Judeia para a Galileia, Jesus atravessa a Samaria.
Cansado da viagem parou na cidade de Sicar e não hesita em pedir de beber a uma mulher samaritana. Mas a sua sede estende-se muito para além da água física: é também sede de encontro e desejo de abrir diálogo com aquela mulher, oferecendo-lhe assim a possibilidade de um caminho de conversão interior. Jesus é paciente, respeita a pessoa que tem à sua frente, revela-Se-lhe progressivamente. O seu exemplo encoraja-a a procurar um confronto sereno com o outro. As pessoas, para se compreenderem e crescerem na caridade e na verdade, precisam de se deter, acolher e escutar.
A mulher de Sicar interpela Jesus sobre o verdadeiro lugar da adoração a Deus. Jesus não toma partido em favor do monte nem do templo, mas vai ao essencial derrubando todo o muro de separação. Remete para a verdade da adoração: «Deus é espírito; por isso, os que O adoram devem adorá-Lo em espírito e verdade» (Jo 4, 24).
Pouco a pouco, a mulher samaritana compreende que Aquele que lhe pediu de beber é capaz de a saciar. Jesus apresenta-Se-lhe como a fonte donde jorra a água viva que mata a sua sede para sempre (cf. Jo 4, 13-14).
O encontro com Jesus transforma a samaritana. Tendo recebido um dom maior e mais importante do que a água do poço, a mulher deixa lá o seu cântaro  (cf. Jo 4, 28)  e corre a contar a todos que encontrou o Messias (cf. Jo 4, 29). Este encontro restitui-lhe o significado e a alegria de viver, e a mulher sente o desejo de comunicá-lo. Hoje, há uma multidão de homens e mulheres, cansados e sedentos, que nos pedem a nós cristãos, para lhes dar de beber.
É um pedido a que não nos podemos subtrair. O compromisso comum de anunciar o Evangelho permite superar qualquer forma de proselitismo e a tentação da competição. Estamos todos ao serviço do único e mesmo Evangelho!

Papa Francisco - HOMILIA NA PRAÇA DE S. PEDRO (III Dom. Quaresma 2013)

Nenhum comentário: