domingo, 29 de abril de 2012

IV Domingo da Páscoa . O Bom Pastor

"Eu sou o BOM PASTOR" (Jo 10, 11).

"Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil, e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor". (Jo. 10, 16)


O PASTOR , VIVE, e dá Vida. O Bom Pastor é“Deus connosco”

Jesus diz-nos hoje, que Ele é o Pastor verdadeiro. O Bom Pastor está ao serviço de todas as ovelhas, mesmo que sejam pobres ou velhas. 
Entendemos que, para Ele, TODOS somos importantes? Dar a vida é amar com predilecção cada uma das ovelhas, embora elas não o saibam.  
Os mercenários, que abandonam as ovelhas em momentos de crise, é porque a única coisa que lhes interessa é explorá-las.
Em 2008, 1.000 milhões de pessoas morreram de fome, enquanto o mundo produziu o suficiente para alimentar 10.000 milhões. Se não inventarmos outra sociedade morreremos todos.
Jesus questiona-nos: Não sabeis que eles necessitam que lhes deis VIDA? Como Eu os conheço a todos pelo nome, reconhecei também vós também os vossos irmãos.
O Bom Pastor, por excelência é Jesus Cristo, mas todos recebemos Dele essa missão de dar vida, de animar e acompanhar, de criar unidade... Só Unidos sustentaremos mundo. 
Jesus é único Salvador, o Pastor que conduz à verdadeira vida em plenitude, mas deseja que todos nós façamos parte do seu projecto e o revelemos no diálogo que gera amor, nas atitudes de uma Vida que se oferece. 
Estamos hoje a celebrar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e o tema que nos é proposto: “As vocações, dom do amor de Deus”, é uma chamada de atenção para todos nós! Pároco, catequistas, pais, mães… Não exclui ninguém.
Temos de anunciar a todos que Jesus, O Bom Pastor dá a vida por cada um de nós, conhece-nos pelo nome. Ele diz: “ A vida ninguém ma tira, sou eu que a dou livremente.” E convida-nos a fazer o mesmo, a gastar a vida por amor. Só assim podemos responder a um amor tão grande!  

P. Hermínio Vitorino, sj



P. Hermínio Vitorino, sj

Nenhum comentário: