segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tempo Pascal

Mestre _ onde moras? Vinde e vereis (Jo. 1,38)
Jesus chama-te para fazeres a Páscoa com Ele. Chama-te para fazeres a passagem, para fazeres a viagem, para morares com Ele na viagem, nesta viagem da tua vida em direcção a Deus Pai para que não te limites a uma mera passagem por locais e gentes, mas sim a transformares-te primeiro para que possas transformar e concriar o mundo com Deus. Tal será possível desde que aceites que Jesus e o Pai venham a fazer morada em ti.
Repara que a Eucaristia não é possível sem o teu, nosso, trabalho. Sim, esta Eucaristia que voltámos a celebrar nesta Quinta-feira Santa não é possível sem o nosso trabalho e trabalho em equipa. Repara, para o Baptismo é necessária água, a substância mais comum à superfície da Terra, mas para a comunhão de /com Cristo é necessário pão e vinho que não existem espontaneamente na Natureza. Esta é uma mensagem maravilhosa para nós. O Pai quer precisar de nós, quer contar connosco, com o agricultor, com o armazenista, com o vinhateiro e, já agora, com um enólogo, para que o vinho seja bom.
Como sabes, Deus não precisa de nós, mas quer contar connosco para que sejamos concriadores com Ele. Que convite extraordinário. A Páscoa não se limita a uma passagem de Deus pelas moradas do Egipto, como no Antigo Testamento, mas, com Jesus, tens um convite para que também tu faças a viagem da tua vida, acompanhado por Cristo, construindo um mundo melhor para o teu próximo.
Com Jesus, a Páscoa é uma passagem que pretende ressuscitar-nos para a vida eterna que se começa a construir hoje, agora, neste momento em que lês, em clima de oração, para que perguntes a Jesus «Onde moras?» e Ele te diga «Vem ver!».


    Paulo Lopes (CVX)

Nenhum comentário: