domingo, 1 de novembro de 2009

Solenidade de Todos os Santos


A santidade (felicidade) é o nosso caminho e a nossa meta.
É A NOSSA FESTA

Celebramos o amor de Deus, que já acolheu em casa os que nos precederam e que nos espera com os braços abertos aos que ainda estamos a caminho da verdadeira felicidade... Para uma vida plena e cheia de sentido.
Não é lei nem código nem norma moral, é Evangelho, Boa Notícia, anúncio feliz.
Cada bem-aventurança é um grito de alegria de Jesus pela chegada do Reino de Deus e pela libertação que vem com Ele.As bem-aventuranças de Mateus revelam como é o coração de Jesus e, por isso, como tem de ser o coração dos seus seguidores e seguidoras.

AS BEM-AVENTURANÇAS!

Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Trabalhar para que a vida seja mais humana, mais suportável, mais tolerável, mais feliz, para converter a terra num bem comum para todas, é fonte de autêntica felicidade.

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.
Atitude de grande liberdade e da independência interior... É estar aberto e agradecido ao que os outros e Deus me oferecem cada dia. É deixar de possuir para partilhar o que somos e o que temos... É ver em Jesus a felicidade e vida em abundância.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados
Mais um convite a uma vida feliz... Quem pratica a justiça não se saciará só no “mais além”, mas viverá feliz e estará satisfeito na sua luta de cada dia.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia
A misericórdia brota do amor a si mesma e ao próximo. Quem é misericordioso, consigo mesmo e com os outros, sente paz interior, bondade, ternura, amabilidade. A misericórdia é o caminho para a felicidade interior. Jesus mostra-nos com a sua vida que significa a misericórdia e o lugar que ocupa para Ele nas suas palavras e nas suas obras.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Jesus assegura-nos que há pessoas que têm um coração puro, simples, limpo, claro, sem segundas intenções, que não julgam os outros... As pessoas de coração limpo vêem a Deus. Com esta bem-aventurança Jesus quer despertar em nós o sentido da limpeza interior que nos cura e nos torna felizes.

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Quem semeia a reconciliação, não marginaliza nem julga nem condena... utiliza uma linguagem pacificadora, não necessita destacar-se... cria a paz no seu interior e no ambiente que a rodeia. Só quem está em paz e harmonia consigo mesmo pode construir a paz para os outros. O amor, a si mesmo e aos outros, é a força que cria a paz verdadeira.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus.
Jesus felicita os que são perseguidos por causa da justiça. Quem luta pela justiça, por um mundo justo, torna-se incómodo. A perseguição é a consequência inevitável da opção pelo reino de Deus.
Ser perseguido é sinal claro de ter entrado no projecto de Jesus, no reino de Deus... Aqueles que suportam a perseguição são os que verdadeiramente têm a Deus por rei. E são felizes.

Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa.
Não tem lugar dizer que o programa das Bem-aventuranças é uma utopia, irreal e impossível, antes de nos termos posto a praticá-lo, ainda que de forma incipiente, imperfeita. O importante é pôr-se em marcha para experimentar que esse modo de organizar a vida, leva consigo uma felicidade que não é comparável a nenhuma outra Alegria.

P. Herminio Vitorino s.j.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
  • Neste domingo, dia 1 de Novembro, haverá a habitual romagem ao cemitério. A celebração inicia com oração das vésperas, às 16:00, na Igreja de Santa Maria.
  • Na próxima quarta-feira, dia 4, terá lugar a segunda sessão do curso de Bíblia orientada pelo Padre Sousa. Apela-se a todos a participarem neste encontro de formação e familiaridade com a Bíblia. O curso tem início às 21:15 e terá lugar na sala Inácio de Loyola.
  • Na próxima sexta-feira, dia 6, pelas 21:15, terá lugar uma reunião do ministério de leitor. Apela-se à participação dos que já exercem o ministério de leitor, ou gostariam de o fazer.
  • Na quarta-feira, dia 11 de Novembro, haverá reunião geral para os Pais e/ou e educação de todos os catequizandos. Esta reunião é requerida para todos os encarregados de educação de todos os anos: do 1º ao 10º. A reunião tem lugar na sala Inácio de Loyola, às 21:15.
  • Na próxima segunda-feira, dia 2 de Novembro, dia dos fiéis defuntos, serão celebradas 3 eucaristias na Igreja de S. Tiago: 8:00; 11:00 e 19:15. A Igreja de S. Tiago estará aberta todo o dia, de acordo com o horário habitual, a saber: das 8:00 às 12:30 e das 15:30 até ao fim da eucaristia das 19:15.
  • No mesmo dia 2, segunda-feira, haverá eucaristia na Capela de S. João de Malta, às 10:00.

Secretaria da comunidade paroquial, 31 de Outubro de 2009

Nenhum comentário: