domingo, 22 de novembro de 2009

Jesus Cristo, é o Rei por excelência, porque o Seu Reino é diferente!


Jesus é o Rei dos reis e afirma que o Reino de Deus já está actuando no meio de nós. A presença do Reino de Deus torna-se efectiva nas acções de ajuda e solidariedade, a partir do interior de cada ser humano. Não devemos esperar o tempo futuro para agir; devemos tornar o Reino de Deus cada vez mais presente e visível no nosso mundo!
O Reino de Deus constrói-se e cresce no meio de nós, quando nos voltamos para os outros! O meu próximo não é… este e aquele e aquele outro, dentro de um raio de proximidade que eu próprio estabeleço e pelo qual me sinto condicionado. Porque fazer-se ou ser próximo diz respeito ao comportamento efectivo de se tornar presente a alguém. Não se tem um próximo. Faço-me, sim, efectivamente, próximo de alguém. Esse alguém, de quem efectivamente me aproximo de forma pessoal, é o único referencial para saber quem é o meu próximo.
Desta maneira, tornamo-nos mais parecidos com Deus. Frequentemente esperamos que as soluções dos problemas venham de fora; que se imponham sem a nossa iniciativa. Mas a realidade não é assim! Nós esperamos um mundo melhor que, em cada dia, tenha menos problemas. E de nós depende que o futuro seja mais parecido ao Reino de Deus que esperamos e que Jesus nos propõe: um Reino de paz, de justiça, de solidariedade, de acolhimento… Assim, seguindo o exemplo do Mestre, podemos construir uma sociedade melhor e mais justa!
Caminhemos com Jesus Cristo Rei do Universo, deixemo-nos contagiar pelo seu Reino de Amor, de Doação, de Vida em abundância, e escutemos o que Ele nos segreda ao ouvido: “vai e faz tu também o mesmo”, anunciando a Boa-nova do meu Reino com palavras e obras, porque “é como dizes: sou Rei”, mas um Rei diferente que ama toda a humanidade e dá a vida por ela!

P. Hermínio Vitorino, s.j.

Informações úteis


  • Recorda-se que na próxima Terça-feira, dia 24 às 21:15, haverá uma reunião para os pais e/ou educadores dos catequizandos do 1º. Ano, a fim de preparem a Festa do Acolhimento.
    É importante presença de todos.
  • No próximo dia 4 de Dezembro, (uma sexta-feira), pelas 21:00, teremos uma conferência, no âmbito do Ano Sacerdotal que estamos a viver, e subordinada ao tema: “O sacerdócio a partir dos textos bíblicos”. Será proferida pelo Sr. D. António Couto, Bispo auxiliar da Diocese de Braga. Esta será uma oportunidade para aprendermos um pouco mais e esclarecermos as nossas dúvidas e interrogações acerca deste tema tão crucial e debatido nos nossos dias!
A todos uma boa semana.

Nenhum comentário: