segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pe. Hermínio Vitorino s.j. toma posse como pároco in solidum


No domingo 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, o Padre Hermínio Vitorino s.j. assumiu a missão de pároco in solidum da comunidade paroquial de S. Pedro. O Padre Hermínio foi apresentado à comunidade pelo Sr. Bispo D. Manuel Felício, como pároco in solidum, no passado dia 31 de Julho, dia de Santo Inácio de Loyola, e foi por este nomeado, a 25 de Agosto de 2009. No domingo, dia 1, assumiu canonicamente as funções que lhe são confiadas.

Desde 2006 que a comunidade paroquial de S. Pedro tinha como pároco, o Padre Francisco Rodrigues. A partir de agora, o Padre Hermínio partilha com o Padre Francisco a responsabilidade conjunta de organizar e assumir as actividades apostólicas da comunidade paroquial de S. Pedro.

Mas qual é o significado, alcance e implicações do termo pároco in solidum no dia-a-dia da comunidade paroquial?

O Padre José Augusto Alves de Sousa, que presidiu à eucaristia de tomada de posse, referiu-se à mesma terminologia explicando o seu significado na vivência e organização da vida cristã vivida em comunidade.

O padre Sousa definiu na homilia de tomada de posse o significado in solidum nos seguintes termos: “in solidum significa trabalhar solidariamente em comum na organização das actividades e na partilha de responsabilidades pastorais. Isto significa viver em comunhão no e para o serviço. A autoridade na Igreja é para o serviço, desde aqueles que são responsáveis pelas comunidades até ao comum dos serviços, como seja, varrer a Igreja. Só na perspectiva do serviço se pode compreender a natureza do exercício de ser pároco in solidum.”

O Padre Sousa terminou a sua reflexão lendo o cânone nº 517 que explicita a natureza canónica na qual se fundamenta o exercido ministerial da figura jurídica de pároco in solidum: “Onde as circunstâncias o exijam, pode o serviço pastoral duma paróquia ou simultaneamente de várias paróquias ser confiado solidariamente a vários sacerdotes, desde que um só seja moderador do serviço pastoral, o qual oriente a acção conjunta e desta seja responsável perante o Bispo”. Pelo Direito, a referência e moderador da comunidade paroquial de S. Pedro, é o Padre Francisco Rodrigues, s.j.
(Padre José Augusto Alves de Sousa)

Nenhum comentário: