domingo, 9 de março de 2014

I Domingo da Quaresma

Sandro Botticelli

«Nem só de pão vive o homem, mas de toda
 a palavra que sai da boca de Deus»  (Mt 4,4)

Antes de dar início à sua vida pública, Jesus, retira-se para o deserto. É o lugar do silêncio e da compreensão das coisas à luz de Deus. Ali se purificam os desejos e se fortalece a vontade.
Jesus reza. Jejua. A sobriedade o ajudará a ter presente o essencial da sua vida, a vontade do Pai.
Mas o silêncio pode ser duro, ser filho não é ter tudo do Pai? E Jesus é tentado e posto à prova.
 “Se és Filho de Deus…” Apodera-te, usa para ti mesmo as coisas, tira proveito.
“Se és Filho de Deus…”  Exibe-te, brilha, faz-te admirar por todos.
“Tudo isto te darei se…” Domina, conquista o poder, vende a tua filiação.
O Evangelho abre-nos uma janela para o coração de Jesus, confrontado na sua filiação. O fascínio do ter, da glória e do poder, também o tocaram como uma possibilidade. Porém, Jesus não cede ao encanto do mais fácil.
Ser Filho é receber até ao fim o pão e a vida que o Pai lhe der, é viver o amor que gera vida, não é exibição de si mesmo. E então reafirma que só Deus é tudo! Não quer outro caminho. E não haverá cedências. Antes perder a vida.
Será possível viver assim, como Jesus? Pobreza, humildade, serviço: não é opção para fracos? Não será excessiva ingenuidade, num mundo tão “esperto”? Sim, parece difícil. Mas o Senhor mostra-nos que é possível. E repete-nos, uma e outra vez: “quem quiser seguir-me…” Que este tempo de Quaresma nos mostre o caminho do deserto, onde Jesus nos dará o pão da Palavra e do silêncio, onde o coração saberá encontrar o silêncio que regenera e reinventa a vida. Lá, o silêncio fará de cada coração uma fonte de onde pode jorrar a verdade de Deus.
           
  (P. J.F. sj - adaptação) 

Nenhum comentário: