quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

São Francisco Xavier



Então Jesus, chamando a Si os discípulos, disse-lhes: «Tenho pena desta multidão, porque há três dias que estão comigo e não têm que comer. Mas não quero despedi-los em jejum, pois receio que desfaleçam no caminho».
Disseram-Lhe os discípulos: «Onde iremos buscar, num deserto, pães suficientes para saciar tão grande multidão?» Jesus perguntou-lhes: «Quantos pães tendes?» Eles responderam-Lhe: «Sete, e alguns peixes pequenos». Jesus ordenou então às pessoas que se sentassem no chão. Depois tomou os sete pães e os peixes e, dando graças, partiu-os e foi-os entregando aos dis­cípulos e os discípulos distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram até ficarem saciados. E com os pedaços que sobraram encheram sete cestos. (Mt 15, 32-37)

REFLEXÃO
Este milagre consiste em partilhar fraternalmente alguns pães que, confiados ao poder de Deus, não só são suficientes para todos, como inclusivamente sobram. O Senhor convida os discípulos para que sejam eles a distribuírem o pão pela multidão. Desta forma, instrui-os e prepara-os para a futura missão apostólica: deverão levar a todos o alimento da Palavra de vida, o do Sacramento. Cristo está atento à necessidade material, mas quer dar algo mais. É a compaixão de Deus por cada um de nós, mas também a im­portância do serviço da caridade para com o próximo.

PROPOSTA DE ORAÇÃO PARTILHADA
Jesus, ensina-me a multiplicar o Teu amor, como o fez São Fran­cisco Xavier. Para que este milagre aconteça, necessito simples­mente de Te oferecer o que eu tenho, o que eu sou, nada mais… nada menos… Tu multiplicarás estes poucos, ou muitos, dons para o bem de todos. Com humildade, ofereço-Te os meus talentos, consciente de que os recebi para os entregar aos demais. Peço--Te que abras o meu coração à compaixão pelo próximo e ao compartir fraternal.

Nenhum comentário: