sábado, 28 de dezembro de 2013

De noite… a Luz…


A noite, Senhor, é tempo e espaço de liberdade. É de noite que se ouvem os segredos do silêncio. É no silêncio da noite que as coisas acontecem. A noite tem valias, beleza que o dia nunca imaginou e com as quais nunca sonhou.
Tu, Jesus, és o Senhor das noites serranas e frias de Inverno. Tu, Menino Jesus és o Senhor da Noite da Luz, da Noite de Natal!...
Deus criou-nos para a sua paz, para o seu silêncio. De noite a quietude adensa-se numa tonalidade inteiramente nova. É no silêncio da noite que Tu vens, que Tu nasces! No silêncio da noite podemos buscar-Te, encontrar-te e escutar-Te!
A noite está carregada de sentido e infinita expectação. Vejamos alguns exemplos Bíblicos:
De noite, através de sonhos, Deus falava aos Santos patriarcas e também a S. José. Foi também de noite, que o jovem Samuel ouviu 3 vezes o seu nome. Deus dava luz às suas dúvidas e perguntas….
Foi na Grande Noite que o Menino, o Deus-connosco, nasceu no presépio, e os anjos cantaram em júbilo e anunciaram a Sua presença no meio de nós… Em Belém, Jesus nasce “a caminho”, com seus pais. Tão pequenino e já “peregrino”! Que Mistério!... Foi de noite que a Sagrada Família recebeu a visita dos mais pobres e simples, os pastores, conduzidos pela luz da estrela. Bendita Noite!
De noite, Nicodemos, homem de boa vontade e em actitude de busca, “foi ter com Jesus”, foi ao encontro do Peregrino, e perguntou-lhe: “como pode um homem nascer de novo” e Jesus respondeu: “tendes de nascer de novo”, (cf. Jo 3,1-8), isto é, tendes de passar das trevas da noite para a luz …
A noite guardou o Corpo de Jesus no sepulcro, viu-O ressuscitar e alegrou-se com a Sua ressurreição. Bendita noite! Noite de Luz!
Também nós nos momentos de trevas, de escuridão (e não só), nas noites do nosso peregrinar, precisamos de buscar o Senhor, de O encontrar e nos deixarmos encontrar por Ele, para mantermos a luz da fé, da esperança acesas…
Jesus, o mistério do Teu nascimento, rasgou e atravessou a noite e a “Luz resplandeceu nas trevas (Jo 1,5a), porque Tu, és o Filho, o nosso Menino “que nos foi dado, que nasceu para nós” (cf. Is 9,1-6); Tu, nosso Jesus, “és a Luz que vinda ao mundo ilumina todo o homem (Jo 1,9), ilumina a noite! De noite, Tu vieste visitar-nos, consolar-nos e abençoar-nos… Vem Senhor Jesus! Fica connosco Jesus!
De noite esperamos por Ti, Jesus e Tu envolves-nos no Teu nascimento, nos panos, na simplicidade, na ternura da manjedoura onde nascestes…
De noite, nascemos, renascemos Contigo… de noite ... a Luz, a Tua Luz!                                                                                                                                                       
P. Hermínio Vitorino, sj

Nenhum comentário: